Regras de análise de uma pintura
1. Identificar a pintura
- Titulo
- Tema (Religioso, mitológico, histórico, retrato, cena do quotidiano, paisagem, natureza morta, nu, etc.)
- Técnica (aguarela, guache, pastel, fresco, têmpera, óleo…)
- Suporte (papiro, pergaminho, papel, parede, madeira, tela, acrílico…)
- Dimensões - Data/Local de Produção
- Autor - Local de exposição
2. Identificar o contexto histórico em que a pintura foi produzida (mentalidade, valores….)
3. Discriminar os elementos representados e suas inter-relações:
- Conteúdo (personagens principais e secundárias
– suas atitudes, expressões, trajes e objectos; paisagens e seus elementos, animais, edifícios; outros elementos)
- Forma (planos, linhas estruturantes – horizontais, verticais, oblíquas, curvas; perspectiva e outras técnicas de profundidade; geometrização das figuras e do espaço (composição);
existência ou não de simetria e proporção; existência ou não de desenho prévio; predomínio da linha/desenho ou da cor;
cores dominantes – quentes ou frias; zonas de luz e sombra; pincelada fluida, espessa, contínua, entrecortada; estilo figurativo ou abstracto..)
4. Interpretar/Descodificar a pintura
-Sentido simbólico; relação entre a obra e o contexto histórico; intenção do autor
- Corrente artística
5. Opinião pessoal (sentimentos provocados pela obra/ razão de escolha)
1. Identificar a pintura
- Titulo
- Tema (Religioso, mitológico, histórico, retrato, cena do quotidiano, paisagem, natureza morta, nu, etc.)
- Técnica (aguarela, guache, pastel, fresco, têmpera, óleo…)
- Suporte (papiro, pergaminho, papel, parede, madeira, tela, acrílico…)
- Dimensões - Data/Local de Produção
- Autor - Local de exposição
2. Identificar o contexto histórico em que a pintura foi produzida (mentalidade, valores….)
3. Discriminar os elementos representados e suas inter-relações:
- Conteúdo (personagens principais e secundárias
– suas atitudes, expressões, trajes e objectos; paisagens e seus elementos, animais, edifícios; outros elementos)
- Forma (planos, linhas estruturantes – horizontais, verticais, oblíquas, curvas; perspectiva e outras técnicas de profundidade; geometrização das figuras e do espaço (composição);
existência ou não de simetria e proporção; existência ou não de desenho prévio; predomínio da linha/desenho ou da cor;
cores dominantes – quentes ou frias; zonas de luz e sombra; pincelada fluida, espessa, contínua, entrecortada; estilo figurativo ou abstracto..)
4. Interpretar/Descodificar a pintura
-Sentido simbólico; relação entre a obra e o contexto histórico; intenção do autor
- Corrente artística
5. Opinião pessoal (sentimentos provocados pela obra/ razão de escolha)
Sem comentários:
Enviar um comentário