domingo, 22 de dezembro de 2013

INÍCIO DA OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA: MUD

A contestação do regime teve dois momentos. Perante a certeza de que o Decano dos Ditadores, assim chamado pela revista Times, não pretendia realmente iniciar a liberalização do regime, as forças congregadas na oposição dão início à luta organizada contra o regime. O primeiro momento é referente a Outubro de 1945. 
Constituíra-se, de forma inédita, enquanto uma forma de oposição democrática, o Movimento de Unidade Democrática (MUD), tornando públicas as forças da oposição. O MUD actuava na denúncia dos abusos do regime e na reclamação de eleições que fossem, na íntegra, livres e justas. 
Era a manifestação do arranque definitivo para a democratização, tendo um impacto considerável na opinião pública. Por conseguinte, há um aumento nas adesões, formando a oposição democrática. Relativamente ao segundo momento, 1949 era o ano das eleições presidenciais
O MUD, enquanto oposição, apresenta, inéditamente, um candidato: o general Norton de Matos. 
Conseguiu reunir a multiplicidade das tendências oposicionistas. Ainda é assim, é levado à desistência do processo eleitoral, graças à intensificação da repressão e à inevitabilidade de uma derrota, com a constante manipulação dos resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário