sábado, 28 de dezembro de 2013

Batalha de Iwo Jima

Situada a meio caminho entre Tóquio e Saipan, depois da queda desta ilha (em Junho de 1944), Iwo Jima tornou-se um dos baluartes da defesa japonesa, passando, por isso, a ser objecto de constante atenção por parte dos americanos. Na ilha, com um efectivo de 23 mil homens, as defesas nipónicas consistiam sobretudo em túneis e trincheiras, prevendo-se a construção de um túnel de 28 quilómetros, que devido ao atraso nas suas obras ainda estava incompleto. Transportados por quase 900 navios, a 19 de Fevereiro, 10 mil americanos, apoiados por 200 carros de combate, desembarcavam na ilha, cobertos pelo fogo de 1 600 aviões. Ao mesmo tempo, os canhões da frota despejaram sobre as fortalezas nipónicas toneladas de projécteis. No início de Março, já toda a artilharia e tanques japoneses tinham sido destruídos e mais de metade dos oficiais tinham tombado. No total, os japoneses contavam com 3 500 homens em condições de empunhar armas. Porém, esse número seria rapidamente reduzido: em meados do mês restavam cerca de mil combatentes japoneses e no dia 22 apenas um pequeno grupo. Finalmente, a 23 de Março terminavam os combates. Apesar da supremacia dos invasores, esta ofensiva revelou-se a operação anfíbia mais dura da Guerra do Pacífico e uma das mais sangrentas lutas para ambos os lados. 

 Fonte: Midway, Col. Grandes batalhas da História Universal, QuidNovi, 2003


Sugerir aos alunos uma ida ao cinema para ver o filme Cartas de Iwo Jima de Clint Eastwood. 

 Actividades de exploração: 
 1. Contextualizar esta batalha na 2.ª Guerra Mundial. 
 2. Procure discutir com a sua turma algumas das seguintes questões: 
 a) Que receios e vivências humanas são comuns aos dois lados em confronto? 
b) Quais foram as cenas que destacas para justificares essa tua opinião? 
c) Que momentos do filme apresentam a dificuldade humana em se distanciar dos seus sentimentos para com os seus amigos, ainda que no momento por circunstâncias de natureza político-militar pertençam a facções que se encontram em confronto? 
d) Reflicta sobre o lado humano presente nas facções em conflito e os grandes confrontos emocionais que muitas vezes geram o corte de relações com pessoas e culturas que são queridas reciprocamente. Em todas as guerras há um confronto humano por diferentes ideais. Contudo, há sempre em comum todo um conjunto de vivências entre os dois contingentes humanos que se encontram em disputa: o medo do desconhecido, da morte, a saudade da família, cada família que vive na angústia e no sofrimento ao receber cada notícia da guerra e do(s) seu(s) familiar(es). Neste filme tiveste a oportunidade de visionar algumas cenas que demonstram inclusivamente algum espanto dos soldados em confronto ao constatarem que as suas famílias partilhavam dos mesmo receios e até das mesmas palavras de carinho e saudade que enviavam aos seus filhos. Igualmente, o general viveu a dualidade e até ambiguidade de sentimentos para com o inimigo, que já havia sido os seus grandes amigos num passado recente. 
 3. Avalie o rigor histórico do filme a partir do doc. 1. 
 4. Pesquise sobre outras batalhas da 2.ª Guerra Mundial entre o Japão e os EUA, por exemplo a batalha do Mar do Coral; Campanha de Guadalcanal; batalha de Okinawa.

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