segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

GUERRA FRIA:-CONCEITO

A expressão Guerra Fria era utilizada para descrever o estado de forte tensão político-militar entre o bloco Ocidental liderado pelos Estados Unidos e o bloco de Leste liderado pela União Soviética (URSS) que se viveu durante quase toda a segunda metade do século XX.
Embora nunca se tenha chegado ao confronto armado entre os dois blocos, as agressões mútuas, de que se destacam a corrida aos armamentos, a intervenção em diversos conflitos regionais, como a questão de Berlim, faziam parecer que um novo conflito estava iminente.
 A extensão do comunismo na Europa 
Repúblicas Populares sob a controlo da URSS
 Para além de consideráveis ganhos territoriais, a guerra dera à União Soviética um enorme protagonismo internacional.
O isolamento a que os ocidentais tinham votado o grande país comunista quebrara-se e Estaline participava agora, como parceiro na definição da nova estratégia geopolítica.
No final da guerra coubera ao Exército Vermelho a libertação de vários países da Europa Oriental e tomar Berlim. ·
 Polónia · Checoslováquia · Hungria · Roménia · Bulgária · Jugoslávia (embora a partir de 1948 tenha tomado uma política de não-alinhamento) · Albânia (assumiu uma posição de não alinhada só a partir de 1961) 
 Os países do leste foram organizados segundo o modelo da União Soviética.
Para definir uma linha política comunista comum a URSS criou Kominform (Secretariado de Informação Comunista)
Este processo foi contestado pelo Ocidente, tendo Churchill designada como “Cortina de Ferro” a fronteira entre a Europa Ocidental e a Europa de Leste.
O presidente Truman (EUA) alarga a divisão europeia ao mundo.
Dividido em dois sistemas antagónicos: um baseia-se na liberdade e o outro na opressão.
Aos americanos compete, perante o enfraquecimento da Europa, liderar o mundo livre e auxiliá-lo na contenção do comunismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário