Doc. Escrito
Regras de análise de um documento escrito:
Identificar o documento
Natureza (o texto histórico pode ser político, jurídico, religioso, literário, jornalístico ou de testemunho); Autor (profissão, época em que viveu, seu papel na História, sua relação com a temática abordada);
Data (data de redação/publicação - nem sempre coincidem e é a primeira que permite a contextualização do documento);
Local ou região onde foi produzido. Identificar o tema tratado (distinguir a informação principal da acessória).
Identificar o contexto histórico (período/acontecimentos em que se enquadra o assunto do texto).
Interpretar o documento (esclarecimento de vocábulos ou frases cujo sentido lhe suscite dúvidas; explicação das ideias centrais).
Mostrar o interesse histórico/fiabilidade do documento para o estudo do assunto em causa (finalidade da sua produção, relação do autor com o assunto tratado, erros ou omissões).
Evitar: A mera paráfrase do documento, isto é, a repetição do texto por outras palavras.
Dizer tudo o que estudou sobre o assunto em causa sem lhe ter sido pedido.
Fazer juízos de valor sobre o assunto tratado ou sobre as personalidades mencionadas.
Doc. iconográfico
Regras de análise de um documento iconográfico:
Identificar o documento:
Natureza (caricatura de pequeno formato, cartaz de propaganda política, cartaz de intervenção social, anúncio publicitário comercial, cultural...);
Dimensão (se a legenda fornecer indicações);
Título/tema; Data/Local de produção; Autor e/ou Comanditário;
Destinatários (caso se trate de um grupo específico).
Identificar o contexto histórico no momento da sua produção.
Discriminar o contexto histórico no momento da sua produção.
Discriminar os elementos representados e as suas interrelações:
Conteúdo (personagens principais e secundárias - suas atitudes; símbolos e slogans);
Forma (tamanho e disposição dos diversos elementos - lugar do texto e das imagens; caracteres gráficos e cores utilizadas).
Interpretar/Descodificar o cartaz: Mensagem transmitida; relação do cartaz com o contexto histórico; intenções do autor e/ou comanditário.
Regras de análise de um documento escrito:
Identificar o documento
Natureza (o texto histórico pode ser político, jurídico, religioso, literário, jornalístico ou de testemunho); Autor (profissão, época em que viveu, seu papel na História, sua relação com a temática abordada);
Data (data de redação/publicação - nem sempre coincidem e é a primeira que permite a contextualização do documento);
Local ou região onde foi produzido. Identificar o tema tratado (distinguir a informação principal da acessória).
Identificar o contexto histórico (período/acontecimentos em que se enquadra o assunto do texto).
Interpretar o documento (esclarecimento de vocábulos ou frases cujo sentido lhe suscite dúvidas; explicação das ideias centrais).
Mostrar o interesse histórico/fiabilidade do documento para o estudo do assunto em causa (finalidade da sua produção, relação do autor com o assunto tratado, erros ou omissões).
Evitar: A mera paráfrase do documento, isto é, a repetição do texto por outras palavras.
Dizer tudo o que estudou sobre o assunto em causa sem lhe ter sido pedido.
Fazer juízos de valor sobre o assunto tratado ou sobre as personalidades mencionadas.
Doc. iconográfico
Regras de análise de um documento iconográfico:
Identificar o documento:
Natureza (caricatura de pequeno formato, cartaz de propaganda política, cartaz de intervenção social, anúncio publicitário comercial, cultural...);
Dimensão (se a legenda fornecer indicações);
Título/tema; Data/Local de produção; Autor e/ou Comanditário;
Destinatários (caso se trate de um grupo específico).
Identificar o contexto histórico no momento da sua produção.
Discriminar o contexto histórico no momento da sua produção.
Discriminar os elementos representados e as suas interrelações:
Conteúdo (personagens principais e secundárias - suas atitudes; símbolos e slogans);
Forma (tamanho e disposição dos diversos elementos - lugar do texto e das imagens; caracteres gráficos e cores utilizadas).
Interpretar/Descodificar o cartaz: Mensagem transmitida; relação do cartaz com o contexto histórico; intenções do autor e/ou comanditário.
Sem comentários:
Enviar um comentário