domingo, 22 de dezembro de 2013

ESTADO NOVO


NACIONALISMO
 António de Oliveira Salazar tornou-se Presidente do Conselho em 1932, tendo no ano seguinte apresentado uma nova Constituição, que pôs fim à Ditadura Militar, e instaurando o regime a que a propaganda oficial chamou Estado Novo. Apesar de possuir algumas características semelhantes ao fascismo italiano de Benito Mussolini, o Estado Novo nunca se assumiu como sendo fascista. Eis algumas das características e orientações fundamentais do Estado Novo português: 
 - Foi criado um partido político oficial, a União Nacional, que transmitia o "espírito da Nação", enquanto que a oposição era duramente reprimida. 
Quando Marcello Caetano substituiu Salazar alterou o nome União Nacional para Acção Nacional Popular
 - Toda a vida económica e social do país foi organizada em corporações. O corporativismo estabelecia um maior controlo do Estado sobre as actividades económicas e dificultava a existência dos Sindicatos. 
 - O culto a Salazar nunca assumiu as proporções existentes na Itália ou na Alemanha - A Igreja e o regime caminhavam lado a lado. 
Com uma ideologia marcadamente conservadora, o Estado Novo orientava-se segundo os princípios consagrados pela tradição: Deus, Pátria, Família, Autoridade, Hierarquia, Moralidade, Paz Social e Austeridade. 
 - Foi desenvolvido um projecto ao nível da cultura que pretendeu dar uma certa leveza ao regime e simultaneamente glorificá-lo. 
 - A censura aos media procurou sempre não deixar avançar qualquer tipo de rebelião contra o regime, velando sempre pela moral e os bons costumes que Salazar defendia. 
 - Uma polícia política, que teve várias designações (PVDE, PIDE, DGS), que perseguia todo e qualquer opositor do regime. 
 - Uma política colonialista, que afirmava que Portugal como "um Estado pluricontinental e multirracial". 
Todavia, a partir de 1961, já com muitas pressões internacionais para o país conceder a independência às suas colónias, teve início uma das páginas mais negras da nossa História: 
-a Guerra Colonial. - Uma política nacionalista a vários níveis, marcada pela máxima "Estamos orgulhosamente sós"
 - Criação de milícias, uma para defesa do regime e combate ao comunismo, a Legião Portuguesa
-outra destinada a inculcar nos jovens os valores do regime, a Mocidade Portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário