domingo, 22 de dezembro de 2013

OS PÓLOS DO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

Os pólos do desenvolvimento económico
 - Hegemonia dos Estados Unidos: supremacia militar, prosperidade económica, dinamismo científico e tecnológico.
 A HEGEMONIA DOS E.U.A.
 Domínio militar dos EUA entre 2001 -2003 
 O mundo atual tem três grandes pólos de desenvolvimento económico, E.U.A. União Europeia e Ásia Pacífico Detendo o maior PIB mundial, dos Estados Unidos depende grande parte do equilíbrio económico mundial. 
É nos E.U.A. que o neoliberalismo tem a sua maior expressão mesmo que outras grandes potências económicas sigam a mesma política: impostos reduzidos sobre as empresas reduzidos encargos com segurança social liberalização dos despedimentos. 
 A sua economia tem características que marcam o sistema económico capitalista mundial: A maior parte das maiores empresas multinacionais da industria, comércio e finança são norte americanas. O movimento financeiro destas grandes empresas ultrapassa os montantes movimentados pela maior parte dos estados do mundo. 
 As multinacionais americanas têm interesses instalados em todo o mundo. 
 · Os E.U.A. são o maior mercado de consumo mundial. É o maior exportador de serviços do mundo com 75% da sua economia dependente do sector terciário nas áreas da banca, seguros, transportes, restauração, cinema e música. 
 Grande desenvolvimento e produtividade do sector pecuário e agrícola sendo os maiores exportadores mundiais nesta área. Grande desenvolvimento das regiões urbanas do noroeste mas também do sudoeste dos E.U.A. associado às novas tecnologias (Silicon Valley) e ao elevado investimento em investigação científica em parques tecnológicos (associando universidades, empresas e centros de pesquisa - TECNOPÓLOS). 
 Ao longo dos anos 90 com a presidência de Bill Clinton os E.U.A. reforçaram o seu papel na zona da Ásia Pacífico contrariando a penetração europeia no mundo. Tomaram-se várias medidas: 
 Desenvolveram-se relações comerciais e políticas com pequenos e grandes países do Pacífico e Indico 
Revitalizou-se a APEC (Cooperação Económica Ásia Pacífico) criada em 1989. 
Criou-se a NAFTA (Acordo de Comércio Livre da América do Norte) entre México, Canadá e E.U.A. que no entanto não avançou posteriormente devido à oposição dos países da América Latina como a Venezuela.

Sem comentários:

Enviar um comentário