domingo, 19 de janeiro de 2014

Estado novo e as suas caracteristicas: SALAZAR


“Salazar […] é um filho da terra, quase um serrano. Tira da sua família e do seu meio o espírito prático, o espírito da economia, a continuidade no esforço, a prudência e a lentidão na acção, a reflexão calculada, a simplicidade, até o apagar-se, a falta de necessidades, uma certa dureza […], o sentido de autoridade, o encarniçamento no trabalho, a vontade concentrada, o respeito pelas tradições, o patriotismo enraízado, a fé religiosa. É pois um português-tipo, ou melhor, dum certo tipo […],o mais refractário às ideologias. […]. Como é, no fundo, tímido, manifesta-se o menos possível em público. Criou, em seu redor, voluntariamente, a reputação dum ser inabordável. Não cultiva nada a reputação e desconfia dela. […].”

 Texto escrito por: Gonzague de Reynold, escritor e historiador suíço,1936.


Biografia de Salazar

 António de Oliveira Salazar nasceu em 1889, em Santa Comba Dão.
Os seus pais eram pequenos proprietários agrícolas.
A sua educação foi marcada pelo Catolicismo,chegando até a frequentar um seminário.
Com a idade certa acabou por ir estudar na Universidade de Coimbra, onde mais tarde foi professor de Economia Política.
Durante a primeira república, iniciou a sua carreira política,em 1921.
Após a implantação da ditadura militar, foi nomeado para Ministro das Finanças, cargo que exerceu apenas por quatro dias, devido a não lhe terem sido atribuídos todos os poderes que exigia.
Quando Óscar Carmona chegou a Presidente da República, Salazar regressou à pasta das Finanças, com todas as condições exigidas,ou seja, o super visionamento das despesas dos restantes ministérios.
Em 1928,Salazar implantou a Reforma Orçamental, fazendo com que o país registasse um saldo positivo.
O trabalho exercido na pasta das Finanças levou em que 1932, se torna-se chefe de governo.
 Em 1933, deu-se a aprovação da nova Constituição (a constituição de 1933) ,e formou-se o Estado Novo. Salazar optou por medidas repressivas contra os que tinham a "coragem" de discordar das ideias e princípios do estado novo.
Mais tarde, conseguiu a neutralidade de Portugal na Guerra Civil de Espanha e na II Guerra Mundial. Salazar é afastado do governo em 1968 por motivo de doença, e acabou por ser substituído por Marcello Caetano.
 Faleceu em Lisboa,em 1970.

Sem comentários:

Enviar um comentário