domingo, 19 de janeiro de 2014

CPLP e COMUNIDADE IBERO-AMERICANA

CPLP
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi fundada em 1996, sendo constituída por Portugal, Brasil, os PALOP e, desde 2002 (data da sua independência), Timor-Leste.
As relações entre esta comunidade são de natureza diversa, desde a cooperação económica, à social, cultural, jurídica e técnico-científica, sendo os seus obejtivos gerais a concertação político-diplomática entre seus estados membros, nomeadamente para o reforço da sua presença no cenário internacional; a cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social; e a materialização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa.

COMUNIDADE IBERO-AMERICANA
CIA
A Área Ibero-americana é uma região geográfica que compreende os três países da Península Ibérica, Portugal, Espanha e Andorra, e os da América Latina, antigas colónias, por ligação histórica, cultural e linguística. Este conjunto de países integram a chamada Comunidade Ibero-Americana (CIA) existente desde 1991.
A Área Ibero-Americana é sem dúvida importante para Portugal no sentido de ganhar visibilidade e prestígio. Constituída pelos países ibéricos Portugal e Espanha, e por inúmeros países da América (essencialmente Latina) como Brasil, Uruguai, Venezuela, Chile, Argentina, entre outros, tem por base o intercâmbio, essencialmente a nível educativo e cultural, mas também a nível económico e científico. Realizam-se, desde 1991, cimeiras ibero-americanas de chefes de Estado e de Governo, para promover a cooperação e o desenvolvimento entre os países-membros.
Desde o início a cooperação ibero-americana tem contado com grande empenho de Portugal, sendo a Direcção Geral do Ensino Superior responsável pelo acompanhamento da área do Ensino Superior, nomeadamente no âmbito da criação do Espaço Ibero-americano do Conhecimento.
Em jeito de conclusão, podemos afirmar que as relações que Portugal efetua com o mundo lusófono e com a área ibero-americana, pelo poder que constituem, pela população que abarca (só nos EUA reside um milhão de portugueses) são bastante importantes numa conjuntura de crise económica e social, sendo com estes que Portugal protagoniza algumas das suas mais destacadas inciativas políticas no Mundo, promovendo acordos de cooperação económica e cultural e iniciativas de paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário