sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Corrida Espacial

Com o fim do período de choques diretos entre as forças armadas dos países envolvidos na Segunda Guerra, criou-se imediatamente um outro tipo de conflito, de caráter político-ideológico, caracterizado por jogos de pressões, em que as operações militares, normalmente, se restringiam ao interior das áreas de influência de cada potência. 
 O pós-guerra caracterizou-se, portanto, pela bipolarização política, militar e ideológica dos paises do globo, surgiram dois blocos: 
* O bloco capitalista, comandado pelo Estados Unidos. 
* O bloco socialista, comandado pela URSS. 
 A disputa entre as duas potências ocorreu em todos os campos da atividade humana, deu-se inicio ao mais tenso e ao mesmo tempo, mais produtivo período de avanço científico e técnico em todos os seguimentos envolvidos com as viagens interplanetárias. 
Instituiu-se a chamada “corrida espacial”, em que cada uma das potências queria avançar mais que a inimiga, a fim de exercer o domínio sobre o cosmo, e por conseqüência, controlar o planeta Terra. 
Um pouco antes da Alemanha ser derrotada, cientistas alemães dos mais diversos campos começaram a emigrar para outros países, processo que acelerou o final da guerra, com isso, houve uma verdadeira debandada de cientistas que se dividiam, entre Estados Unidos e URSS. 
O grupo de cientistas próximos de Von Braun emigrou para os Estados Unidos, onde se deu continuidade a produção do foguete V-2 e iniciou uma série de novas experiências no campo da Astronáutica. 
O governo norte-americano definiu 1957 como o Ano Geofísico Internacional, estimulando o desenvolvimento das pesquisas no campo espacial, e em 1958, criou a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA), que passou a controlar, no país, todos os projetos de conquista espacial. 
 Essa agência governamental visava acelerar o conhecimento que os norte-americanos detinham sobre a questão espacial, até então inferior ao dos soviéticos, pois a União Soviética se lançara ao espaço, no dia 4 de outubro de 1957, o primeiro satélite artificial da história da humanidade, o Sputnik 1
A esse feito seguiu-se, em 3 de novembro do mesmo ano , o lançamento do Sputnik 2, que levava a bordo a cadela Laika, o primeiro ser vivo a ir ao espaço e também a primeira vida sacrificada em prol do desenvolvimento astronáutico, considerando-se a falta de conhecimento para recuperar satélites. 
Foram também os soviéticos que lançaram as primeiras naves não tripuladas, em 1959, com as sondas Lunik 1, 2 e 3 transmitindo as primeiras fotos espaciais do planeta. 
Dessa fase, a data mais importante foi a de 12 de abril de 1961, quando a União Soviética lançou a nave Vostok 1, enviando ao espaço o primeiro homem, o astronauta Iuri Gagarine, que deu uma volta em torno do planeta. 
Os Estados Unidos só conseguiram colocar um astronauta no espaço em vinte de fevereiro de 1962, com John Glenn Jr. pilotando a cápsula espacial Friendship 7, que deu várias voltas em torno da terra. Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário