domingo, 19 de janeiro de 2014

“Dragões asiáticos” – o primeiro grupo económico Ásia-Pacífico


“... o mundo ocidental do final do século inclui, de forma um tanto paradoxal, não só o Oeste ou Ocidente, numa perspectiva eurocêntrica, como igualmente zonas situadas no Oriente geoestratégico – mais precisamente, do Extremo Oriente – ou seja, nos antípodas da Europa. Assim, este mundo ocidental económico, e mesmo geopolítico, compreende um estado altamente desenvolvido, como o Japão, e os países da zona Asiática que seguiram o modelo japonês – os chamados “dragões asiáticos”:

 Coreia do Sul, Taiwan, Singapura...” (História Universal, Século XX (de 1945 até à actualidade), Equipa Editorial Oceano)

 “[...] Em Singapura, a malha empreendedora público-privada tem identificadas meia-dúzia de grandes tendências de mercados de alto valor para o século XXI. Rápidas melhorias na relação preço-performance dos componentes das TI; aumento drástico das capacidades e da velocidade das tecnologias de comunicação; proliferação de tecnologia e de aplicações multimédia; computação sem fios. [...] Os modelos clássicos da organização dos Estados e das empresas indentificam Singapura como uma empresa (global) e não como um país.”

 (Fernando Ilhardo, Público, 16 de Dezembro de 1996)

Sem comentários:

Enviar um comentário