segunda-feira, 15 de julho de 2013

OTTO DIX: EXPRESSIONISMO

Otto Dix - nasceu em Untermhausen, na Alemanha, no dia 2 de Dezembro 1891, participou como voluntário na festa macabra da Primeira Guerra Mundial e, mais tarde, formou parte do dadaísmo de Berlim, integrando a Primeira Feira Internacional DADÁ, realizada em 1920.
Contudo, a sua passagem por esse movimento foi efémera, como tinham sido as suas anteriores afinidades com o expressionismo. É mais conhecido como o principal representante da Nova Objectividade (tendência desenvolvida na Alemanha a partir de meados dos anos vinte) nascida das cinzas do expressionismo

O pintor alemão Otto Dix nasceu em Unternhaus, a 2 de Dezembro de 1891. A sua obra expressionista retrata com muito realismo os horrores da primeira grande guerra, mas uma outra faceta menos referida aborda o tema da vida nocturna, dos bordéis e da prostituição. Deste pintor é conhecido um tríptico, bastante  famoso, que mostra a miséria do pós-guerra nos anos 30 e o aparecimento da música Jazz. Estou a falar da pintura de Dix com o título «Os Noctívagos». Otto Dix faleceu a 25 de Julho de 1969, em Singen.
Por outro lado, se antes a sua experiência em pintura respondia aos princípios da pintura impressionista, a sua criação será progressivamente influenciada por diversos movimentos da arte. Finalmente desenvolveu um estilo pessoal dentro do movimento chamado Nova Objetividade, muito ligado ao realismo.
Devido ao forte carácter anti-militarista das suas obras, foram classificadas pelos nazistas como arte degenerada e incluídas na famosa exposição de 1937.

" O Vendedor de Fósforos " ( 1920, Staatsgalerie , Stuttgart ) de Dix , por exemplo , rejeita o cubismo , o expressionismo e a abstração em favor de um tipo de representação de compreensão mais imediata . Ao abordar o tratamento insensível concedidos a soldados que tinham arriscado suas vidas por sua pátria , essa pintura mostra um soldado mutilado vendendo fósforos em uma rua enquanto é claramente ignorado pelos passantes. Dix sabia que o tratamento oferecidos aos veteranos de guerra dependia de sua classe social. Assim , sua pintura não apenas denunciava a guerra de um modo geral , mas também as tensões sociais específicas que dividiam a Alemanha na época ." " A produção dessa fase do artista constitui uma espécie de crônica ácida e indignada do ambiente alemão do período , o que vale a sua prisão em 1.939 e a condenação de sua obra como arte degenerada."

“Há coisas que não carecem de comentário.
Para mim, sempre foi mais importante agir do que falar.
Sou um ser visual, não um filósofo.
Por isso, tomo sempre novos rumos em minhas pinturas, mostro o que realmente é a realidade e o que deve ser dito, por amor à verdade."

Otto Dix

Otto Dix - alemão nascido em 1891 - participou como voluntário na festa macabra da Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, formou parte do dadaísmo de Berlim - o mais politizado dos grupos dadaístas alemães -, integrando a Primeira Feira Internacional DADÁ, realizada en 1920. Contudo, a sua passagem por esse movimento foi efémera, como tinham sido as suas anteriores afinidades com o expressionismo.
É mais conhecido como o principal representante da Nova Objectividade - tendência desenvolvida na Alemanha a partir de meados dos anos vinte - nascida das cinzas do expressionismo.
A Nova Objectividade pode classificar-se como um retorno ao cánones de composição tradicional, porém um retorno crítico, ácido, afastado do naturalismo conformista e das boas consciências burguesas. Dix - como o seu contemporâneo George Grosz - é difícil de classificar, embora tenha deixado uma obra de uma contundência - certamente expressionista em sua expressividade - inconfundível. Otto Dix nasceu em Untermhausen, na Alemanha, no dia 2 de Dezembro 1891 e morreu em Lake Constance em 25 de Julho 1969. Vários nomes famosos do Expressionismo na pintura alemã dos anos 1920 serão reencontrados nas listas de pintores pós-expressionistas. Otto Dix (1891-1969) foi um desses nomes, que também se tornaria sinônimo da Nova Objetividade (Neue Sachlichkeit), o movimento que sucedeu o Expressionismo. “Assim como a exposição Nova Objetividade no Kunsthalle de Mannheim marcou o fim da era expressionista, o suicídio do escritor Walter Rheimer em 12 de junho de 1925 com uma overdose de morfina o realizou num sentido existencial. Com a publicação do primeiro volume de Minha Luta, de Hitler, em julho de 1925, os primeiros sinais fatais de uma nova era já estavam visíveis. O episódio artístico final foi a estréia da ópera Wozzeck, de Alban Berg, em 14 de dezembro de 1925, uma obra teatral cujo libreto e música remontam a 1915-21” .
  A Nova Objetividade surgiu no horizonte de Otto Dix a partir de 1919, em função de uma rejeição da emoção expressionista. Do ponto de vista de dix, a profusão de cores do Expressionismo era uma contradição, para mostrar as coisas como realmente são, é preciso um tom mais escuro. Dix vê a sim mesmo como um repórter e seus quadros devem ser executados com uma impiedosa objetividade!
Para Justin Hoffmann, seria impreciso falar em “fim do Expressionismo” a partir de 1918-19. De fato, forças conservadoras levaram a uma reviravolta cultural, ao mesmo tempo em que se exauriu o sonho de estabelecer o Expressionismo como o elemento cultural dominante.
Nas artes visuais, a reavaliação do potencial cultural restante levou ao crescimento de movimentos de vanguarda até então periféricos como Dadaísmo, Construtivismo, Pintura Metafísica. A Nova Objetividade estava nesse meio, a exposição de Mannheim que lançou o movimento é concomitantemente a certa estabilização das condições políticas e econômicas da conturbada República de Weimar .
Contudo, o Expressionismo continuou sendo difundido até o final da década de 20, verificando-se especialmente uma mudança de meios, como foi o caso da arquitetura e do cinema expressionistas .
Durante discurso em 1933, Josef Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler, fez um comentário: “Onde então alguém pode encontrar absoluta objetividade? É esta ausência de tendenciosidade que é perigosa (...)” . Richard Taylor interpretou o ataque à busca de objetividade como um ataque aos valores fundamentais (as dúvidas críticas e incertezas) que para ele balizam a ordem política liberal. Contudo, é bem provável que as palavras desdenhosas de Goebbels remetam à Nova Objetividade, totalmente inserida naquilo que eles chamavam de “arte degenerada”.

“Os expressionistas produziam   muita  arte.
Nós queríamos ver as coisas totalmente nuas e claras,
quase  sem  arte”

Otto Dix
 Após a ascensão do partido nazista na Alemanha, as obras de Dix foram condenadas como arte degenerada . Ele foi demitido do seu cargo como professor de arte na Academia Dresden.
Dix sempre foi conhecido pelas suas críticas sociais, sendo que a partir de 1925 as suas interpretações artísticas basearam-se na sua própria experiência durante a Primeira Guerra.
Otto Dix, Stormtroops Advancing Under Gas, 1924
Stormtroops avançando sob um ataque com gás de 1924
Otto Dix (1891 - 1969) foi um pintor expressionista alemão. Veterano da Primeira Guerra Mundial, a sua obra é dominada pela temática antibélica. Pintou um famoso tríptico onde retrata a miséria do pós-guerra nos anos 30 e o aparecimento do jazz: Os Noctívagos (1927-1928).

Sem comentários:

Enviar um comentário