segunda-feira, 22 de julho de 2013

GLOSSÁRIO: MÓDULO 7 – CRISES- EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Abstraccionismo ou arte abstracta: movimento estético nos inícios do século XX e que dominou a pintura depois da 2ª guerra Mundial, sendo caracterizado pelo abandono total da representação figurativa e pelo uso de linhas e cores conjugadas num ritmo e expressão próprias de carácter subjetivo.
 Alienação: conceito hegeliano, retomado por Karl Marx, para dar uma interpretação das relações entre a burguesia e o proletariado. A alienação fundamental reside nas relações de produção. O produto do trabalho do operário é separado do seu produtor e apropriado por uma minoria : os donos dos meios de produção (empresas).
 Anomia social: significa, etimologicamente ausência de normas ou de leis. Foi um conceito utilizado por Durkheim para caracterizar certos comportamentos dos criminosos e dos associais. A anomia social refere-se a comportamentos desviantes em relação aos objetivos e às normas geralmente aceites pelo grupo. Pode manifestar-se de diversas formas, desde a contestação ao anarquismo e à revolta.
 Anticolonialismo: O conceito anticolonialista é o conceito que contraria o facto de um povo dominar o outro ou o domínio de um povo que vive num território ultramarino ou o domínio de um povo por uma potência que não pertence ao directório mundial ou o domínio de um povo sobre outro descriminado pela etnia ou pela região ou em todas estas atitudes em conjunto
 ANTISSEMITISMO Doutrina racista, defendida pelos nazis, que considerava os semitas (hebreus, árabes, etc.) um povo inferior. Para os nazis, os semitas identificaram--se sobretudo com os judeus, pelo que a expressão antissemitismo passou a designar anti Judeu.
 Blitzkrieg ou Guerra-Relâmpago: foi uma doutrina militar que consistia em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, impedindo as forças inimigas de ter tempo de organizar a defesa. Os três elementos essenciais eram: o efeito surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque. Os objetivos principais a desmoralização do inimigo e a desorganização de suas forças. O arquiteto desta estratégia militar foi o general Erich von Manstein.
 Bolchevique: significa maioria que, depois da Revolução de Outubro (1917) na Rússia, dominou o partido social-democrata (socialista) que dirigia o país no sentido mais revolucionário (da ditadura do proletariado) propugnado por Lenine. Daí chamar-se bolchevistas aos socialistas-comunistas-leninistas, seguidamente a todos os comunistas, e bolchevismo passar a ser sinónimo de comunismo.
 Censura - Organismo ou actividade que consiste em examinar textos, notícias, livros, filmes, etc., de forma a que não sejam transmitidas certas ideias ou informações. 
Centralismo Democrático: doutrina político-económica, posta em prática em países de socialismo científico ou marxista, ou em países de socialismo dito comunista.
 Coletivização: consiste em transformar os meios de produção individuais em coletivos.
 Comunismo: doutrina política que preconiza o desaparecimento de todas as distinções de classe, a propriedade e o Estado, regendo-se a repartição do trabalho e dos rendimentos pelo princípio: "de cada um conforme as suas aptidões; para cada um conforme as suas necessidades".
 Corporativismo: sistema político em que as corporações profissionais, representando patrões e empregados, são a base da sociedade. A corporação é um meio de evitar a luta de classes e de afirmar o poder do estado, através da fiscalização eficiente das atividades profissionais.
 Crash da bolsa de Nova Iorque: Em 1929 quando a América estava no seu apogeu houve uma baixa e muito acentuada das ações na bolsa de Nova Iorque, que teve grandes impactos tanto a nível económico como social. Crise de 1929: Na quinta-feira seguinte, 24 de Outubro, estava dado um golpe mortal no boom de Wall Street e ao mesmo tempo na prosperidade americana. Ainda hoje não se sabe quem pôs em venda, durante a primeira hora da Bolsa, nessa quinta-feira nefasta, a quantidade de ações que provocou a avalanche. ( ... ) O resultado foi catastrófico. As ações desciam de minuto a minuto, porque não encontravam compradores, a preços que na véspera seriam considerados absurdos.
 Crise Económica: fase da evolução económica de um país ou época, em que há uma baixa na produção agrícola e industrial, bem como uma diminuição da atividade comercial.
 Crise cíclica: Estado periódico de agudo mal-estar e de mau funcionamento da economia. Enquanto, nas economias pré-industriais, as crises eram, sobretudo, de penúria e de escassez, nas economias industriais, as crises são provocadas por fenómenos de superprodução. Estas últimas crises (crises capitalistas) correspondem ao momento em que a tendência de expansão do ciclo económico (de Juglar) se inverte, dando lugar a uma fase de depressão.
 Cubismo: constitui uma rutura com a forma tradicional de representação ilusória do objeto no espaço, presente na arte desde o Renascimento. Esta corrente estética pretende a definição do objeto tendo em conta a bidimensionalidade do suporte e rebatendo-o de forma a que as diferentes faces do seu volume possam ser mostradas simultaneamente. Este inovador método de construir a imagem pictórica foi desenvolvido por Picasso e Braque na primeira década do século XX. A primeira manifestação cubista ocorre em 1907 com a obra "Les Demoiselles d'Avignon", na qual Picasso apresenta algumas figuras angulosas e esquematizadas numa composição geométrica, onde as zonas de sombra são substituídas por linhas paralelas. São evidentes as influências exercidas pela arte ibérica e africana, que Picasso aponta como sendo as suas principais referências. No cubismo é possível distinguir três fases distintas: o cubismo cézanniano (1907-1909), analítico (1910-1912) e sintético (1913-14).
 Culto da Personalidade: adulação, às vezes levada a uma quase adoração fanática, da pessoa de um governante. Cultura Massas: através dos mass media é imposta uma cultura às grandes massas.
 Dadaísmo: movimento artístico que surgiu em Zurique, em 1916, sendo um estilo entre o infantil e o burlesco.
 Deflação: conjuntura económica, em geral correspondente a uma época de crise ou depressão, que se caracteriza por uma baixa de preços, redução dos meios de pagamento, restrições do crédito, fraca produção e baixo consumo. Por vezes a deflação é estimulada pelos governos como forma de luta contra a inflação.
 Design: termo utilizado para designar o desenho industrial, em que a feição utilitária e o método de fabricação dos objetos se afastam muito da criação tradicional.
Desnazificação: é o termo utilizado para caracterizar a iniciativa dos Aliados após a vitória sobre a Alemanha Nazi. Reforçada pelos Acordos de Potsdam , esta iniciativa tentava retirar da sociedade, cultura, imprensa, justiça e política da Alemanha e da Áustria, toda influência Nazi existente. Em 1946 foram aprovadas uma série de medidas para desnazificação, aplicadas com diferentes esquemas nas diferentes zonas de ocupação dos diferentes países.
Ditadura: Regime político em que o poder é exercido por um indivíduo ou por um pequeno grupo, não admitindo qualquer oposição.
Ditadura do Proletariado: regime considerado de transição para o comunismo pelos marxistas e instaurado na Rússia por Lenine, que consiste na ditadura da classe operária sobre a totalidade da Nação, por intermédio do partido Comunista.
 Ditadura Militar: regime político em que as Forças Armadas concentram em si ou exercem, sob a sua tutela, pelo uso da força ou intimidação, todos os poderes do Estado.
 Domingo Sangrento: consistiu numa marcha lenta no dia 22 de Janeiro de 1905. Esta manifestação tinha à sua frente o padre ortodoxo Gregori Gapone e o seu destino era o palácio do czar Nicolau II, em S. Petersburgo, com o objetivo de entregar uma petição, assumindo os direitos ao povo, como a reforma agrária, a tolerância religiosa, o fim da censura, e a presença de alguns representantes do povo no Governo. O grão-duque, ordenou que os guardas do palácio não permitissem que povo se aproximasse deste e mandou-os afastarem a manifestação. O povo não se mexeu. Então, os guardas decidiram começar a disparar contra a multidão. A manifestação rapidamente ficou reduzida, devido ao grande número de mortos.
Economia Planificada: conjunto de disposições adotadas por um governo que visam atingir determinados objetivos económicos num dado período de tempo.
 Estado Novo: sistema político consagrado, em Portugal, pela Constituição de 1933. Período em que predomina o autoritarismo do Estado ligado a um sistema económico e social corporativo. As liberdades individuais foram condicionadas aos interesses da Nação.
 Estandardização: processo de fabricação que visa reduzir os objetos do mesmo género a um só tipo, unificado e simplificado, segundo um modelo pré-estabelecido, facilitando a produção em massa Estandardização de comportamentos: modelação ou uniformização dos comportamentos das pessoas , segundo, determinados padrões, que tem por base mecanismos de regulação e controlo das massas na sociedade contemporânea.
 Expressionismo: movimento artístico, nascido na primeira década do século XX, na Alemanha, com o grupo Die Brucke (A Ponte). Este movimento entendia a arte como a expressão do mundo interior do artista, admitindo, para tanto, até a deformação ou alteração das cores e formas dos objetos representados. Fauvismo: estilo artístico do início do século XIX, que surgiu em Paris com Matisse. A sua técnica consiste em fazer desaparecer o desenho sob violentos jatos de cor, de luz e de sol.
 Fascismo: regime político criado em Itália por Mussolini em 1925 ou todos os regimes semelhantes ao fascismo de Mussolini.
 Feminismo: corrente social e política que preconiza a luta para que as mulheres conquistem as mesmas liberdades e os mesmos direitos que os homens
 Fordismo: Organização da produção industrial tendo por base empresas de grande tamanho, resultantes de um processo continuado de concentração de capital. A competitividade das empresas é conseguida com o fabrico em série de produtos standardizados em cadeia de produção. Este processo de produção leva às últimas consequências o princípio da divisão do trabalho. sistema de racionalização dos métodos de produção que assentava no princípio básico do ritmo máximo da empresa. Na linha de Taylor, Ford idealizou a produção em série ou em massa, método pelo qual são produzidas grandes quantidades de produto estandardizado
 Funcionalismo: tendência artística do século XX que parte do príncipio de que tanto na arquitetura , na urbanização como no imobiliário, a forma deve resultar da perfeita adequação à função. O funcionalismo deve-se sobretudo à ação da Bauhaus, escola germânica de arquitetura e design, dirigida por Walter Gropius. Na arquitetura funcional, destacaram-se W. Gropius e Le Corbusier, na Europa e F. Wright e Óscar Niemeyer, na América.
Futurismo: escola artística fundada em 1909 pelo pintor italiano Marinetti, cujos objetivos constam do manifesto futurista: recusa da harmonia e do bom-gosto, recusa do geometrismo intelectual dos cubistas como do sensualismo cromático dos fauvistas, defesa da originalidade, reivindicação da ação, da força, do dinamismo, da técnica, do maquinismo, de tudo aquilo que exprima a vida moderna
 GENOCÍDIO: Destruição sistemática e metódica de um grupo étnico, pelo extermínio dos seus indivíduos e pela eliminação de todas as formas de expressão (cultural, linguística, religiosa, etc.) da identidade coletiva desse povo.
Guerra colonial: Conflito armado entre a metrópole e as suas colónias que lutavam pela independência. HOLDING: Sociedade financeira ou grupo de bancos que possuem e controlam a maioria das ações de diversas empresas. O holding é o "patrão" real dessas empresas: realiza as suas operações financeiras, regulamenta e dirige as suas atividades industriais e comerciais. Os capitais das empresas particulares são mais ou menos totalmente absorvidos pelo holding: cada uma delas tem, simplesmente, uma participação do capital global. Inflação: processo cumulativo de alta de preços numa dada época e em determinada economia, derivado de distorções existentes entre a quantidade de moeda que circula no mercado e a produção de riquezas, a procura dos produtos e a oferta dos bens, o aumento dos custos e dos salários. Intervencionismo: atitude dos Estados e governos que interferem ativamente no fomento e produção económica, na regulamentação do trabalho e dos mercados, na assistência social.
Judeus: Os Judeus, na época da II Grande Guerra eram definidos como a raça inferior, e também a mais perigosa. Existiam preconceitos com o tom de pele, por ser mais escura que a raça superior: a raça ariana (pele clara, olhos azuis e cabelos loiros). Os cabelos escuros e olhos castanhos ou pretos também eram alvo de preconceito. Ou seja, os judeus eram completamente o oposto dos arianos. Devido a este antissemitismo, deu-se a tentativa de extermínio do povo judaico.
 Kamikaze: É uma palavra Japonesa — comum por ter se tornado o nome de um tufão que se diz ter salvo o Japão de uma invasão da frota liderada por Kublai Khan, em 1281. A invasão seria realizada pelo exército chinês. Em Japonês o nome "kamikaze" é apenas usado para designar este tufão, e neste caso, pode ser traduzido como: "Vento de Deus em prol do Japão". Na língua inglesa, contudo, refere-se habitualmente a um ataque suicida usado pelos pilotos japoneses que combateram na Segunda Guerra Mundial. Os pilotos japoneses arremessavam seus aviões contra os navios inimigos na intenção de afundá-los, sabendo que iriam morrer pela pátria. Cerca de 2.525 pilotos morreram no combate. Conseguiram afundar 81 navios e danificar outros 195.
LEGIÃO PORTUGUESA: força civil paramilitar, criada pelo governo, para defesa do regime Salazarista, contra a "ameaça comunista".
Liberdade de expressão: Liberdade de exprimir opinião sobre qualquer assunto, político, social, religioso ou cultural.
Marxismo-leninismo: interpretação do marxismo por Lenine e, a partir de 1917, sua aplicação à realidade da Rússia, com a instauração da ditadura do proletariado, representado pelo Partido Comunista, e a transformação da Rússia em União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
 Massificação: Termo muito utilizado, nas sociedades contemporâneas, para designar o facto das pessoas serem levadas a um género de vida e de comportamento estandardizados, indiferenciados, determinados exteriormente por forças de pressão colectiva que sobre elas agem. A estandardização dos objetos, dos comportamentos e das atividades leva a uma certa “estandardização das pessoas”, isto é, estas conformam-se com as normas, padrões e práticas da sociedade de consumo.
 Media: conjunto dos meios de comunicação de massa. A rádio, a televisão, o cinema, os jornais, a Internet e os CD.
 Mencheviques: os elementos mais moderados do partido social-democrata (socialista), que constituíam uma minoria
 MOCIDADE PORTUGUESA: organização paramilitar, que fazia propaganda doutrinária do regime Salazarista junto da juventude portuguesa Modernismo: movimento que fez a rutura com as tradições académicas, pela liberdade de criação e de pesquisa estética e busca de inspiração nas fontes mais autênticas da cultura e da realidade
 Moeda fiduciária: Papel-moeda ou nota bancária. Emitida na Europa, desde a segunda metade do século XVII, para fazer face à penúria de meios de pagamento, a moeda fiduciária tinha, nessa altura, o seu valor garantido mediante um depósito de metais preciosos, que se podiam reclamar. A partir do século XIX, o valor facial do papel-moeda deixa de corresponder ao valor em metal depositado nas instituições bancárias, ultrapassando-o largamente. A circulação de notas exige, então, a confiança na existência de reservas que representem parcialmente as emissões.
 Monopólio: grande unidade económica que se apodera do mercado de um produto; detém a oferta global, controla as quantidades a colocar no mercado e fixa os seus preços.
 Nacionalização: transferência forçada, mas legal, da propriedade de empresas privadas, que passam a constituir empresas públicas, mediante ou não indemnização. É uma providência de carácter socialista ou socializante.
 Nazismo: sistema político, económico, social e ideológico que assenta no partido político chefiado por Hitler na Alemanha, instaurando um regime totalitário, de terror, genocídio, política de guerra.
 New Deal: em português tinha como definição novo pacto foi o nome dado à série de programas implementados na América entre o governo do Presidente Franklin Roosevelt (1932-1945) com o objetivo de voltar a reaver a economia norte-americana, e assistir aos prejudicados pela depressão causada. Oposição política: Grupo ou grupos de pessoas que não concordam com o regime político que está no poder e, por isso, se opõem às suas ideias e decisões.
Pangermanismo: ideologia que defende a união de todos os povos germânicos num só Estado. Partido político: agrupamento reconhecido de pessoas que defendem uma determinada ideologia e pretendem, simultaneamente, canalizar a expressão do compromisso político dos cidadãos e conquistar ou participar no poder.
 Planos quinquenais: previsão de meios e disposições de ações para a consecução de um projeto na duração de cinco anos. Poder autocrático: autoritário; ditatorial; que não é democrático
 Propaganda: conjunto de ações (escritos, discursos, publicidade nos meios de comunicação, etc) que têm por finalidade convencer as massas a adotarem ou apoiarem certas ideias ou posições políticas e sociais. No aspeto económico, a propaganda traduz em publicidade para convencer ao consumo de determinados produtos.
 Psicanálise: teoria desenvolvida por Sigmund Freud para explicar os mecanismos conscientes e inconscientes que levam o sujeito a ter determinados comportamentos. Também se designa psicanálise o modelo de intervenção e de tratamento do sujeito , que recorre, entre outros, à análise e interpretação dos sonhos, à associação livre de pensamentos.
 Purgas: operações de limpeza ideológica feitas no interior do pertido e destinadas a eliminar documentação comprometedora ou elementos cujo comportamento deixasse dúvidas quanto à aceitação da práxis política do Partido.
 PVDE: Polícia de Vigilância e Defesa do Estado. Nome da polícia criada por Salazar para perseguir e prender aqueles que eram contra a sua política. Depois da 2ª Guerra Mundial e do triunfo das democracias muda de nome para PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado) e, em 1968 quando Marcelo Caetano sucedeu a Salazar passou a chamar-se DGS (Direcção Geral de Segurança)
 Quinta-feira negra: A Quinta-feira negra é o dia em que se dá o “crash” da bolsa em Nova Iorque, em 1929. O “crash” originou uma grave crise económica e grandes tensões sociais por parte de toda a população. Nessa Quinta-feira, milhares de acionistas ficaram na ruína, pois o poder de compra e de consumo diminuíra significativamente! As dívidas de muitos destes acionistas acabou por promover a crise para a banca, levando numerosos bancos e empresas à falência. Tudo isto aumentou o desemprego de uma forma muito rápida o que acabou por provocar fome e más condições de vida em grande parte da população.
Racismo: doutrina que considera, erradamente, haver diferenças de valor entre as raças e atribui superioridade (física, intelectual, moral) a uma em relação às outras
 Realismo Socialista: é a linguagem estética adotada oficialmente desde os anos trinta pelos governos da antiga União Soviética e de outros países comunistas. A produção de uma arte de propaganda ligada à ideologia revolucionária e facilmente apreensível pelas massas foi encorajada pelo Comité Central do partido bolchevique desde os primeiros anos após a Revolução de outubro. A partir de 1917, o governo comunista vai exercendo cada vez maior centralização e controlo da produção cultural, procedendo então à nacionalização dos museus e das coleções de arte privadas. Nos inícios da década de vinte, com a criação da Associação dos Artistas da Rússia Revolucionária, acentua-se a contestação dos movimentos de arte moderna pela perda de interesse didático e pela incapacidade destas linguagens de mobilizar o interesse das classes populares. A Associação de Artistas da Rússia Revolucionária, assumindo o controlo e a gestão da produção artística, tornou-se responsável pelas realização e coordenação das encomendas oficiais e pela organização de exposições
 Relativismo: postura filosófica que tende a negar a existência de verdades. Distingue-se de relatividade, que encara diferentes ângulos da realidade.
República: sistema de governo em que um ou mais indivíduos eleitos pelo povo exercem o poder supremo por um determinado tempo
 Republicanismo: ideologia político-cultural originária das revoluções americana e francesa, que se desenvolveu em Portugal na 2ª metade do século XIX, e cujo objetivo fundamental era abolir o regime monárquico e substituí-lo pelo regime republicano, o que viria a acontecer em 1910.
 Resistência: nome dado às atividades clandestinas nos países ocupados pela Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial. Os grupos da Resistência apoiaram os Aliados graças a informações, sabotagens, luta armada, desempenhando assim importante papel na libertação dos seus países.
 Revolução: conjunto de transformações profundas na vida de uma sociedade, ou de toda a humanidade, que se verificam num espaço de tempo relativamente curto.
Spn/Sni : Secretariado de Propaganda nacional (1933-1944), encarregue da propaganda oficial do regime salazarista e responsável pela censura dos meios de comunicação. A partir de 1944 passou a chamar-se Secretariado Nacional, Cultura Popular e Turismo, conhecido por SNI.
 SS (Secções de Segurança):SS foram criadas em 1925 e, em 1932, tinham 60 000 homens. A partir de 1933, as SS instalaram o terror: milhares de judeus e comunistas são atirados para os campos de concentração
 SA (Secções de Assalto) após 1934, as SA, foi chacinado na "noite das facas longas", expressão de uma canção carnificina das extintas SA. O Partido Nacional-Socialista criou as Secções de Assalto (S.A.) e as Secções de Segurança (S.S.), milícias temidas pela brutalidade das suas acções As SA eram conhecidas como tropas de tempestade, em Alemão, eram uma força militarizada do partido inicial nazi e vestiam uma farda castanha, daí serem chamadas também de “Camisas Castanhas”. Dedicavam-se a atacar os comunistas, sindicalistas, judeus, entre outros.
 SOCIEDADE DAS NAÇÕES: Também conhecida como SDN. Organização criada depois da 1ª Guerra Mundial com o objetivo de evitar uma nova guerra mundial e a violência nas relações entre países. Com sede em Genebra era composta no início por 32 países vencedores da guerra e 13 Estados Neutrais. Outros países viriam a aderir e outros a sair como a Alemanha, a Itália e o Japão. Os Estados Unidos nunca fizeram parte. Vai fracassar completamente com o início da 2ª Guerra Mundial em 1939.
 SOLUÇÃO FINAL: Nome secreto para o plano de destruição dos Judeus da Europa a – "Solução final para a questão Judaica". No início de Dezembro de 1941, os judeus foram capturados e enviados para os campos de extermínio no Este. O programa foi ilusoriamente apresentado aos judeus e à população alemã como "A nova colonização no Este", fazendo crer que aqueles que iam para os campos de concentração iam apenas emigrar.
 STOCK: quantidade de produtos ou mercadorias armazenados para venda.
 Sovietes: assembleias administrativas e deliberativas, de carácter local, compostas por operários, soldados e camponeses, ou pelos seus delegados eleitos. Já existentes na Rússia de príncipio do século XX, foram consagrados como a base política da nova URSS pela Constituição Russa de 1918 e pelas de 1924 e 1936.
 Sufrágio: sistema de escolha ou decisão por meio de votos, que vão permitir a eleição.
 Sufrágio Universal: o direito de votar para todas as pessoas a partir de uma certa idade, contando que tenham capacidade civil e não se encontrem condenadas por certos crimes.
 Superprodução: produção de mercadoria(s) em excesso, isto é, em quantidade superior às necessidades de absorção do mercado consumidor.
 Surrealismo: movimento literário e artístico, criado por Freud e que defende a fuga, a libertação da realidade, pondo de parte a razão e entregando a arte ao inconsciente.
  Taylorismo: Sistema de organização do trabalho, criado por Taylor, e que pretende obter, com a maior economia de tempo e de esforço, o máximo em produção e rendimento.
TOTALITARISMO Sistema político em que todas as atividades sociais são dominadas pelo Estado, sem qualquer forma legal de oposição.
 Vanguarda cultural: grupo de indivíduos que, pelos seus conhecimentos ou por uma tendência natural, exerce papel de precursor ou pioneiro de determinado movimento cultural, artístico, científico…, estabelecendo uma rutura com as ideias estéticas e científicas vigentes.
Wall Street: Wall Street é uma rua de Manhattan que é considerada o coração histórico do atual Distrito Financeiro da cidade de Nova Iorque, onde se localiza a bolsa de valores de Nova Iorque, a mais importante dos Estados Unidos e uma das mais importantes do mundo. Foi nesta rua que milhares de pessoas se juntaram na manhã de 24 de Outubro de 1929 à espera das notícias da bolsa (crash de 1929).

Sem comentários:

Enviar um comentário