segunda-feira, 22 de julho de 2013

GLOSSÁRIO:MÓDULO 9 – ALTERAÇÕES GEOESTRATÉGICAS- TENSÕES POLÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS NO MUNDO ATUAL

África subsariana: a África do Saara ao Cabo da Boa Esperança.
Ambientalismo: designação atribuída às teorias e práticas relacionadas com a preservação do meio ambiente, isto é, de todo e qualquer espaço do Globo e de tudo o que dele faz parte, incluindo a atmosfera, a superfície terrestre e o subsolo.
AYATOLA: guia espiritual; título dado aos chefes religiosos xiitas.
 Biotecnologia: aplicação de processos biológicos à produção de materiais e substâncias para uso industrial, medicinal, farmacêutico, etc. Simplificando, nada mais é do que a ciência que estuda a engenharia genética dos alimentos.
 Cee: Comunidade Económica Europeia - organismo internacional fundado em 1957 para integração económica dos países membros, por meio de uma união aduaneira, de livre circulação de pessoas e bens, de uma política comum agrícola e económica
 Cidadania europeia: O conceito de cidadania europeia surge como complemento ao da cidadania nacional. Antes de se ser cidadão europeu é-se cidadão de uma determinada nação que integre a União Europeia: a cidadania europeia não substitui a nacional. O valor e conceito de cidadania europeia é consagrado de forma importante no projeto da Constituição Europeia, mas a sua origem remonta ao Tratado de Maastricht de 1992, embora já existissem direitos inerentes ao facto de se ter nascido ou possuir cidadania de um determinado país da Europa comunitária. O direito à livre circulação (que já aparece no tratado de Roma, em 1957, fundador da CEE) e permanência em qualquer território dos estados-membros era uma das premissas ao estatuto de cidadania europeia consagrado em Maastricht, tal como o de aceder a cargos públicos sem autoridade pública. Este último tratado apresentou todavia um projeto de cidadania mais consistente, afirmando a possibilidade de se ser eleito ou eleger representantes em eleições para o Parlamento Europeu ou para eleições autárquicas, além de assegurar proteção diplomática e consular aos cidadãos comunitários em países terceiros e outras equiparações de natureza diplomática. Além disso, o direito de Petição ao Parlamento Europeu e a Provedoria de Justiça Europeia são outras das alíneas que reforçaram, em Maastricht, o estatuto de cidadania europeia, enquanto instrumentos de apoio e ao serviço dos cidadãos da União Europeia.
CPLP: Comunidade de Países de Língua Portuguesa( CPLP), onde estão integrados os seguintes Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau ,Moçambique, Portugal São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A CPLP tem como objetivos gerais a concertação política e a cooperação nos domínios social, cultural e económico. Para a prossecução desses objetivos a Comunidade tem promovido a coordenação sistemática das atividades das instituições públicas e entidades privadas empenhadas no incremento da cooperação entre os seus Estados membros.
 Desindustrialização: recuo da importância da indústria na estrutura de emprego e no PIB de um país. Economia de Mercado: forma de vida de um grupo populacional que se dedica à comercialização dos excedentes e onde os metais e a moeda representam um papel fundamental.
 EFTA: No final dos anos 50, os países que não haviam estado na criação da CEE, fundam a EFTA. Países que participam: Portugal, Reino Unido, Suécia, Noruega, Dinamarca, Suíça, Áustria e mais tarde a Finlândia e Islândia.
 Fundamentalismo: Entendemos por fundamentalismo toda e qualquer doutrina ou prática social que busca seguir determinados fundamentos tradicionais, geralmente baseados em algum livro sagrado ou prática de costumes. De modo geral, quando se fala em fundamentalismo, é no fundamentalismo religioso que se pensa. Há, porém, outras formas de fundamentalismo: o fundamentalismo político, o fundamentalismo cultural, o fundamentalismo económico...
 Fundamentalismo Islâmico: corrente, dentro da doutrina islâmica, que defende a conservação da religião islâmica tal como era na origem e a sua aplicação de forma integral, quer ao nível da sociedade, quer ao nível do Estado. Para o fundamentalismo islâmico, a lei religiosa é a lei do estado e o Corão é, simultaneamente, livro sagrado, código sagrado, código civil e constituição.
 GLASNOST : transparência - pretendia ganhar a confiança e participação dos Soviéticos, assim como desmantelar qualquer oposição. Desta forma, pretendendo demonstrar que o sistema político não estava controlado pelo Partido Comunista, libertaram-se presos políticos e inauguraram-se liberdades como a liberdade de expressão individual e a dos meios de comunicação
 Globalização: trata-se da “intensificação das relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice-versa” (Anthony Giddens, Sociology, Oxford, Polity Press,1990). “É a fase posterior à internacionalização e à multinacionalização porque, ao contrário destas, anuncia o fim do sistema nacional enquanto núcleo central das actividades e estratégias humanas organizadas”, nas dimensões económica, política, social e cultural (Boaventura de Sousa Santos.
INTIFADA: Nome com que são internacionalmente conhecidos as rebeliões ou os protestos públicos que os palestinos costumam fazer contra a presença de judeus em seu território. Por extensão, designa qualquer rebelião feita por palestinos, desde que tenha uma motivação política. Nos anos noventa as intifadas ocorreram por quase toda a Palestina. Insurreição popular palestina contra a ocupação da faixa de Gaza e da Cisjordânia pelos israelitas.
 Interculturalidade: processo de interação de duas ou várias culturas. Este conceito surgiu na década de 70 do século XX em França., “no contexto específico da emigração, fruto da necessidade de integração dos filhos de imigrantes e consequentemente adaptação dos métodos educacionais face a uma sociedade cada vez mais multicultural” (João Paulo Oliveira e Costa e Teresa Lacerda).
Liberalismo Económico: doutrina económica que surge na segunda metade do século XVIII e vigente nos séculos XIX e XX, que propõe o sistema de economia de mercado e defende a liberdade dos comportamentos económicos individuais.
 MERCOSUL: espaço de integração e cooperação económica que entrou em vigor em 1991 e abrange a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.
NAFTA: Zona de comércio livre que abrange os três países da América do Norte- Estados Unidos, Canadá e México.
Neoliberalismo: doutrina defendida por alguns economistas e políticos do nosso tempo que preconiza um certo regresso ao liberalismo do século XIX, isto é, a não intervenção do Estado, a defesa da iniciativa privada e a livre concorrência.
 OECE/OCDE: Os países europeus que aceitaram a ajuda americana após a guerra, em 1948 criam a OECE, para coordenarem a aplicação deste auxílio. Países que participaram: Portugal, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Itália, Alemanha Federal, Reino Unido, Áustria, Suíça, Dinamarca, Noruega, Suécia, Islândia, Grécia, Turquia, Irlanda e depois a Espanha (1959)
 ONG: As Organizações não governamentais (também chamadas de organizações não governamentais sem fins lucrativos), também conhecidas pelo acrónimo ONG, são associações do terceiro sector, da sociedade civil, que se declaram com finalidades públicas e sem fins lucrativos, que desenvolvem ações em diferentes áreas e que, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para melhorar determinados aspetos da sociedade.
Palop: (sigla de PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA). Os palops são Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique; a lusofonia acrescenta o Brasil e Portugal.
 PERESTROIKA: reestruturação- Política reformista conduzida, na década de 80, pelo presidente Mikhail Gorbatchev. Decisões:- fim do regime comunista instaurado na União Soviética - renúncia à economia planificada - aceitação das regras do mercado livre - instauração de um regime parlamentar e necessariamente a liberdade do funcionamento de partidos políticos.( GLASNOST)
 Pnud: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
 Pós-modernismo: movimentos artísticos surgidos nas artes e na literatura no último quartel do século XX que se caracterizam pela rutura com o modernismo, embora possam recorrer com liberdade e imaginação a técnicas e estilos do passado. Por vezes o termo confunde-se com o pós-moderno.
 SIONISMO: Sião que é o sinónimo de Jerusalém, terra de Israel (terra prometida aos Judeus por Moisés). Sionismo é o movimento judaico iniciado no séc. XIX e que pretendia criar um país para os judeus que, desde o séc. I haviam ficado sem pátria
 Subdesenvolvidos (países):Um país em desenvolvimento ou subdesenvolvido possui um padrão de vida relativamente baixo, uma base industrial subdesenvolvida e um índice de desenvolvimento humano variando de moderado a baixo. Normalmente esta denominação é utilizada para situar países com grau de desenvolvimento intermédio, situados abaixo do nível dos países desenvolvidos, mas em estágio superior se comparados com os países menos desenvolvidos do mundo. Este termo tende a substituir outros termos como a designação “Terceiro Mundo”, utilizada durante o período da Guerra-fria para referenciar os países não desenvolvidos de economia capitalista.
Sunita: muçulmano que reconhece a autoridade dos quatro prieiros califas. Segue a Sunna (conjunto das normas tradicionais).
SUPRANACIONAL: carácter do que está acima das decisões dos Estados nacionais. Na União Europeia significa que as decisões tomadas pela EU estão acima e obrigam os Estados-membros.
 Terrorismo: Terrorismo consiste no uso de violência, física ou psicológica, por homens, ou grupos políticos, contra uma população ou governo, com o objetivo de fazer o maior número de vítimas possível. Também é uma forma de protestarem contra algo que não acham correto, ou, que vá contra a sua cultura. Atualmente o terrorismo tem sido usado não só para danos físicos mas também psicológicos que obtêm sobre o público e sobre a imprensa. Os terroristas normalmente indevidos dos países mais pobres, com uma cultura mais conservadora e também por o seu país se encontrar em guerra.
 Tribalismo: organização social com forte sentimento de pertença a um grupo, própria das sociedades tribais, que rejeita outros grupos, pois vê-os como rivais/inimigos. Assim, a existência de vários grupos deste tipo num mesmo Estado é impeditivo da identidade nacional, necessária ao mesmo.
 UE: A União Europeia, antigamente chamada de Comunidade Europeia, é uma organização internacional constituída, atualmente, por 27 Estados membros. Foi estabelecida em 1992, através de um tratado, conhecido como ¨Tratado de Maastricht¨ , e tem sedes em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo. Seus principais pontos são: unidade da moeda, o ¨euro¨, mercado único europeu ( união aduaneira) e políticas conjuntas para a pesca, transporte, agrícola , meio ambiente, etc.
 Xenofobia: Xenofobia é o medo natural ou uma fobia que o ser humano normalmente tem ao que é diferente ou o que não seja natural.
Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente. É uma palavra ainda usada num sentido amplo referindo-se a qualquer forma de preconceito, racial, a um grupo ou cultural. Apesar de ser aceite, este significado gera confusões, associando xenofobia a preconceitos, levando a crer que qualquer preconceito é uma fobia.
 XIITA: corrente muçulmana que defende que a sucessão religiosa e política do profeta Maomé deve restringir-se à sua família e descendentes. Caracteriza-se por uma maior defesa da tradição. Os lugares santos dos xiitas, além dos comuns a todo o Islão (Meca, Medina e Jerusalém), são Karbala, Nadjaf,Reshed e Kazimeya. Muitos movimentos islâmicos radicais são xiitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário