Parecer sobre a prova de exame nacional de História A – 623- 1ª FASE 2014
Os documentos utilizados na prova revelam-se adequados à interpretação e análise por parte dos alunos do ensino secundário, facilitando a produção de respostas que demonstrem a compreensão dos mesmos.
Os itens de seleção, que constituem a grande novidade desta prova, estão bem construídos e apresentam um grau de dificuldade adequado a este nível de ensino, o que é também extensível aos itens de composição.
A prova parece ser exequível no tempo previsto.
Os critérios de classificação estão bem estruturados, saudando-se a maior abrangência do leque de respostas, aspeto fundamental num programa tão extenso como o de História A.
Respeita-se, assim, uma maior mobilização de conteúdos por parte dos alunos na construção e fundamentação do seu discurso.
Saúda-se, ainda, que no item 1 do grupo II se tenha mantido este princípio de abertura do leque de respostas possíveis, desde que salvaguardada a sua correção.
Considera-se, no entanto, que nalguns itens de composição os tópicos propostos na resposta vão além da interpretação possível a partir das fontes.
Tal é o caso dos itens:
- 2 do grupo II quando se propõem como tópicos de resposta “abertura dos portos do Brasil…” ou “presença e domínio do exército britânico…”
- 1 do grupo III quando se propõe como tópico de resposta “apoio de sectores ligados à Igreja…”
- 3 do grupo IV quando se propõem no último tópico de referência ”Ameaças à paz no mundo pós-Guerra Fria” os seguintes tópicos de resposta: “proliferação de redes organizadas, à escala mundial, de tráficos ilegais…”; “ fenómenos terroristas em alguns Estados e territórios…”; “conflitos no seio de vários países, na sequência de migrações…” e “disputas relativas aos recursos naturais, escassos devido aos problemas ambientais)”.
Propõe-se ainda que no item de associação (item 3 do grupo III) se possam contemplar os critérios de classificação do exame de História da Cultura e das Artes, a saber, por 4 ou 5 associações corretas atribuem-se 10 valores, por 3 associações corretas 7 valores e por 2 associações corretas – 4 valores.
A Associação de Professores de História
Lisboa, 24 de junho de 2014
- APH -
A prova de História A do Ensino Secundário está organizada segundo a Informação-Exame, apresentando um conjunto equilibrado de grupos de questões, que seguem a orientação metodológica proposta, a saber, a progressiva construção do saber histórico. As questões incidem sobre os conteúdos de aprofundamento dos módulos 4 e 6 do 11º e dos módulos 7, 8 e 9 dos 12º anos, com maior peso para os conteúdos relativos ao 12º ano.Os documentos utilizados na prova revelam-se adequados à interpretação e análise por parte dos alunos do ensino secundário, facilitando a produção de respostas que demonstrem a compreensão dos mesmos.
Os itens de seleção, que constituem a grande novidade desta prova, estão bem construídos e apresentam um grau de dificuldade adequado a este nível de ensino, o que é também extensível aos itens de composição.
A prova parece ser exequível no tempo previsto.
Os critérios de classificação estão bem estruturados, saudando-se a maior abrangência do leque de respostas, aspeto fundamental num programa tão extenso como o de História A.
Respeita-se, assim, uma maior mobilização de conteúdos por parte dos alunos na construção e fundamentação do seu discurso.
Saúda-se, ainda, que no item 1 do grupo II se tenha mantido este princípio de abertura do leque de respostas possíveis, desde que salvaguardada a sua correção.
Considera-se, no entanto, que nalguns itens de composição os tópicos propostos na resposta vão além da interpretação possível a partir das fontes.
Tal é o caso dos itens:
- 2 do grupo II quando se propõem como tópicos de resposta “abertura dos portos do Brasil…” ou “presença e domínio do exército britânico…”
- 1 do grupo III quando se propõe como tópico de resposta “apoio de sectores ligados à Igreja…”
- 3 do grupo IV quando se propõem no último tópico de referência ”Ameaças à paz no mundo pós-Guerra Fria” os seguintes tópicos de resposta: “proliferação de redes organizadas, à escala mundial, de tráficos ilegais…”; “ fenómenos terroristas em alguns Estados e territórios…”; “conflitos no seio de vários países, na sequência de migrações…” e “disputas relativas aos recursos naturais, escassos devido aos problemas ambientais)”.
Propõe-se ainda que no item de associação (item 3 do grupo III) se possam contemplar os critérios de classificação do exame de História da Cultura e das Artes, a saber, por 4 ou 5 associações corretas atribuem-se 10 valores, por 3 associações corretas 7 valores e por 2 associações corretas – 4 valores.
A Associação de Professores de História
Lisboa, 24 de junho de 2014
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