Parecer sobre a prova de exame nacional de História B - 723
- APH -
A prova de História B do Ensino Secundário está organizada segundo a Informação-Exame, respeitando a orientação metodológica proposta: a progressiva construção do saber histórico. As questões incidem sobre os conteúdos de aprofundamento dos módulos 2 e 3 do 10º ano e dos módulos 4, 5 e 6 do 11º ano, com maior incidência nos conteúdos do 11º ano.
Os documentos utilizados na prova revelam-se adequados à interpretação e análise por parte dos alunos do ensino secundário, facilitando a produção de respostas que demonstrem a compreensão dos mesmos.
Os critérios de classificação estão estruturados de forma a permitir a classificação de um vasto leque de conteúdos, desde que corretamente mobilizados pelos alunos na organização e fundamentação das suas respostas.
Considera-se, no entanto, que nalguns itens de composição os tópicos propostos na resposta vão além da interpretação possível a partir das fontes. Tal é o caso dos itens:
- 3 do grupo I quando se propõem como tópicos de resposta “desenvolvimento de outras infraestruturas…”, “recurso a empréstimos internos e externos…” e “desenvolvimento do sector agropecuário…”
- 2 do grupo III quando se propõem no segundo tópico de referência os seguintes tópicos de resposta: “desenvolvimento do sector primário…” “recurso ao petróleo barato como fonte energética”, “aproveitamento de uma mão de obra…” e “grande investimento na educação, na…”; e no último tópico de referência os seguintes tópicos de resposta: “declínio da militância política e quebra…” e “forte investimento nos sectores da investigação…”
A Associação de Professores de História
Lisboa, 24 de junho de 2014
- APH -
A prova de História B do Ensino Secundário está organizada segundo a Informação-Exame, respeitando a orientação metodológica proposta: a progressiva construção do saber histórico. As questões incidem sobre os conteúdos de aprofundamento dos módulos 2 e 3 do 10º ano e dos módulos 4, 5 e 6 do 11º ano, com maior incidência nos conteúdos do 11º ano.
Os documentos utilizados na prova revelam-se adequados à interpretação e análise por parte dos alunos do ensino secundário, facilitando a produção de respostas que demonstrem a compreensão dos mesmos.
Os critérios de classificação estão estruturados de forma a permitir a classificação de um vasto leque de conteúdos, desde que corretamente mobilizados pelos alunos na organização e fundamentação das suas respostas.
Considera-se, no entanto, que nalguns itens de composição os tópicos propostos na resposta vão além da interpretação possível a partir das fontes. Tal é o caso dos itens:
- 3 do grupo I quando se propõem como tópicos de resposta “desenvolvimento de outras infraestruturas…”, “recurso a empréstimos internos e externos…” e “desenvolvimento do sector agropecuário…”
- 2 do grupo III quando se propõem no segundo tópico de referência os seguintes tópicos de resposta: “desenvolvimento do sector primário…” “recurso ao petróleo barato como fonte energética”, “aproveitamento de uma mão de obra…” e “grande investimento na educação, na…”; e no último tópico de referência os seguintes tópicos de resposta: “declínio da militância política e quebra…” e “forte investimento nos sectores da investigação…”
A Associação de Professores de História
Lisboa, 24 de junho de 2014
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