quarta-feira, 2 de julho de 2014

Parecer sobre a prova de exame nacional de História da Cultura e das Artes - 724

Parecer sobre a prova de exame nacional de História da Cultura e das Artes - 724
- APH -
A prova de História da Cultura e das Artes do Ensino Secundário está organizada segundo
a Informação-Exame, se se tiver em atenção a tipologia dos itens e a distribuição dos conteúdos
pelos grupos, incidindo os itens sobre os conteúdos de aprofundamento dos módulos 1, 3 e 5
do 10º e dos módulos 6, 7, 8 e 9 dos 11º anos, com maior peso para os conteúdos relativos ao
11º ano.
O que parece mais problemático nesta prova de exame é a forma como os itens estão
elaborados. Estes concentram-se muito na memorização, pedindo-se aos alunos que, a
propósito dos documentos, enunciem conjuntos de caraterísticas, orientação que serve de base
aos critérios de classificação apresentados.
Esta situação tem, aliás, sido várias vezes denunciada pela APH, defendendo esta
Associação que os itens deste exame devem apelar à interpretação e análise dos objetos
artísticos, devendo o aluno expressar a sua compreensão dos mesmos através da mobilização
de conhecimentos e da contextualização. Acrescente-se que os documentos utilizados na prova
se prestam a análises muito mais profundas e complexas do que as que são costumadamente
pedidas.
A Associação de Professores de História
Lisboa, 24 de junho de 2014 

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