segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TRATADOS DE PAZ APÓS A GRANDE GUERRA

Tratado de Versalhes (1919) 
 Tratado de paz elaborado no final da Primeira Guerra Mundial pelas nações aliadas e cujo texto foi imposto à Alemanha vencida. A assinatura decorreu na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes, em França, a 28 de junho de 1919, tendo o tratado entrado em vigor a 10 de junho do ano seguinte.Para assegurar o entendimento político e a paz entre os países, o tratado previa a constituição da Sociedade das Nações, a redução do território alemão em cerca de 10% com a entrega da Alsácia e da Lorena à França, a desmilitarização da Alemanha e o pagamento por parte desta de pesadas indemnizações de guerra.Pela sua severidade para com a principal nação derrotada, o Tratado de Versalhes constituiu, na perspetiva da Alemanha, uma penosa humilhação. Desta forma, tanto pelo descontentamento que gerou como pelas dificuldades económicas que impôs aos alemães nos anos seguintes, ajudou a criar condições para a ascensão de Adolf Hitler ao poder, nos anos 30, e, em consequência, para o retorno a um conflito em larga escala, no qual a Alemanha defrontaria novamente nações como a França e a Inglaterra - a Segunda Guerra Mundial.
TRATADO DE SAINT-GERMAIN-EN-LAYE
Tratado de paz acordado entre os Aliados e a Áustria depois da I Guerra Mundial, assinado em Saint-Germain-en-Laye,em França, a 10 de setembro de 1919. Este tratado exigia da Áustria, o último reduto do Império Austro-Húngaro, o reconhecimento da soberania da Hungria, a cedência de territórios ao reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que depois tomou o nome de Jugoslávia, à Checoslováquia, Polónia, Roménia e Itália, e também a aceitação dos regulamentos que obrigavam a respeitar as minorias étnicas dentro das fronteiras austríacas.As cláusulas militares permitiram à Áustria um exército voluntário de 30 000 homens, mas a Marinha austro-húngara foi destruída e distribuída entre os Aliados. Foram igualmente estabelecidas compensações económicas pelos prejuízos causados pela guerra,embora o dinheiro nunca tenham sido pagas. O Artigo 88, que proibia qualquer ato que comprometesse a independência austríaca, foi criado para precaver uma futura aliança com a Alemanha. Este artigo foi responsável pelo clima de tensão nas relações da Alemanha com a Áustria nos anos trinta, que culminaram com a anexação da Áustria por Adolf Hitler, em 1938.
TRATADO DE TRIANON
O Tratado de Trianon foi assinado em 4 de junho de 1920, no Palácio Petit Trianon, em Versalhes, França. Destinava-se a regular a situação do novo Estado húngaro que substituiu o Reino da Hungria, parte do antigo Império Austro-Húngaro, após a Primeira Guerra Mundial. As partes ao tratado eram as potências vitoriosas, seus aliados e o lado perdedor. As potências vitoriosas incluíam os Estados Unidos, o Reino Unido, a França e a Itália; seus aliados eram a Roménia, a Jugoslávia e a Checoslováquia. O lado perdedor estava representado pela Hungria.
 TRATADO DE NEUILLY
O tratado de Neuilly-sur-Seine foi um acordo de paz firmado em Neuilly-sur-Seine (França) em 27 de novembro de 1919, um ano após o fim da Primeira Guerra mundial, entre os países vencedores da Guerra e a Bulgária. Seus principais pontos diziam que a Bulgária reconheceria o velho Reino da Jugoslávia, pagaria uma indenização e reduzia o seu exército. Também perdia uma faixa de território ocidental para a Jugoslávia e cedia a Trácia Ocidental à Grécia, perdendo assim o acesso ao Mar Egeu.
 TRATADO DE SÉVRES
Foi assinado em 1920 a fim de regular a situação com a Turquia, estipulando que a Arménia seria independente e que a maior parte da Turquia europeia passaria à Grécia; a Síria seria controlada pelos franceses; a Mesopotâmia e a Palestina pelos ingleses.  Uma rebelião na Turquia, liderada por Mustafá Kemal, pôs fim ao império e proclamou a República, reconquistando a Arménia, parte do seu território dada à Grécia, o que obrigou a revisão do Tratado de Sèvres, em Lasmune (1923). Esse tratado permitiu à Turquia conservar todo o território reconquistado.

Sem comentários:

Enviar um comentário