sábado, 30 de março de 2013

TIGRES E DRAGÕES

TIGRES E DRAGÕES
Para esclarecer a dúvida, que surgiu hoje na sessão de esclarecimento de dúvidas a este propósito, se reitera o seguinte: A denominação "tigres asiáticos" é usada em referência a 4 territórios da Ásia: Singapura, Coreia do Sul, Taiwan (ou Formosa) e Hong Kong (hoje uma região administrativa da República Popular da China). Estas quatro economias apresentam em comum o rápido crescimento económico e desenvolvimento industrial e tecnológico entre as décadas de 1970/90 (o próprio termo tigre está relacionado com a forma agressiva e rápida com que actuaram a nível económico - seguindo o exemplo do Japão).
Para se desenvolverem tão rapidamente, apoiaram-se: numa política de baixos impostos, em investimentos em tecnologia e educação, em incentivos às exportações, na abertura à entrada de capital estrangeiro, na forte participação na economia de mercado e inserção na globalização; na grande oferta de mão-de-obra barata e pouco reivindicativa.
Assim sendo, os dragões vieram-se implementar posteriormente e são constituídos pela Malásia, Indonésia, Filipinas e Tailândia. (Existe muita confusão em diversa bibliografia pois existem correntes actuais da Economia que utilizam também para estes países a denominação de "novos tigres asiáticos" juntando-lhes ainda o Vietname. Mas nós em História mantemos a denominação de dragões para estes quatro, para os distinguirmos dos que surgiram antes - os primeiros tigres.)

Sem comentários:

Enviar um comentário