sábado, 30 de março de 2013

SURREALISMO

Início: O surrealismo surge com o Manifesto do Surrealismo, de André Breton, publicado em 1924, em Paris.
Influências: É marcado pela influência do movimento Dada e pela doutrina psicanalítica de Freud. Características: Influenciado pelo pensamento freudiano, o surrealismo valoriza a exploração do inconsciente e do subconsciente e recusa a racionalidade. Deste modo, os autores recriam, um mundo imaginário repleto de cenas grotescas e insólitas, de sonhos e de alucinações. O surrealismo mantém a rebeldia e a contestação de toda a tradição, tal como já o tinham feito os dadaístas.
Os surrealistas aproximaram-se dos movimentos políticos de esquerda e do comunismo e pretenderam partir da base sólida científica da psicanálise. O surrealismo não foi apenas inovador na temática, mas também nas técnicas adotadas. Por exemplo, Max Ernst combinou frequentemente a colagem e a frottage (processo semelhante ao do passatempo infantil de esfregar um lápis num papel colocado sobre uma moeda).
Principais praticantes: Os seus principais representantes foram Picasso, Max Ernst, André Masson, Hans Arp, Joan Miró, René Magritte, Salvador Dalí, entre outros.
Esta vanguarda marcou as tendências artísticas ocidentais entre os anos 30 e os anos 60.
Resistiu à 2.ª Guerra Mundial, sobrevivendo até 1966, data da morte de André Breton.

Miró, Mulher, Flor e Estrela (1934)

Sem comentários:

Enviar um comentário