Modulo 9 - ALTERAÇÕES GEOESTRATÉGICAS, TENSÕES POLÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS NO MUNDO ACTUAL
Orientação Geral:
O módulo 9 centra-se no estudo da evolução ocorrida nas sociedades contemporâneas, na viragem do século XX para o século XXI, devendo ser desenvolvido de acordo com a seguinte orientação:
- proporcionar uma visão do novo quadro internacional decorrente das transformações dos anos 80, evidenciando a diversidade de situações no mundo contemporâneo;
- destacar as alterações decorrentes da sociedade da informação e das novas perspectivas de globalização;
- reflectir sobre a especificidade do percurso português no último quartel do século XX.
Tempo previsto: 26 aulas, sendo de aprofundamento os pontos 1.2., 2.1. e 3., para os quais serão reservadas 18 aulas.
Aprendizagens do Ensino Básico consideradas como suporte: As transformações do mundo contemporâneo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na sequência da actividade desenvolvida, relevam-se as seguintes aprendizagens:
- compreender o impacto da desagregação do bloco soviético na evolução geopolítica internacional;
- **caracterizar pólos de desenvolvimento económico uniformizados pela economia de mercado e diferenciados pelas áreas culturais de pertença;
- **analisar as dinâmicas de transformação da Europa, identificando a sua importância no sistema mundial e perspectivando nesse processo a situação de Portugal;
- **reconhecer a crise das sociedades do “Terceiro Mundo” e o papel da Guerra Fria e do seu desfecho na persistência de tensões pluriétnicas ou nacionalistas em regiões periféricas;
- **analisar elementos definidores do tempo presente – fenómeno da massificação; hegemonia da cultura urbana; triunfo da electrónica; ideologia dos direitos humanos; consciência ecológica;
- **valorizar uma nova cidadania de envolvimento em causas universais de dimensão ética. *Conceitos/**Aprendizagens estruturantes
Orientação Geral:
O módulo 9 centra-se no estudo da evolução ocorrida nas sociedades contemporâneas, na viragem do século XX para o século XXI, devendo ser desenvolvido de acordo com a seguinte orientação:
- proporcionar uma visão do novo quadro internacional decorrente das transformações dos anos 80, evidenciando a diversidade de situações no mundo contemporâneo;
- destacar as alterações decorrentes da sociedade da informação e das novas perspectivas de globalização;
- reflectir sobre a especificidade do percurso português no último quartel do século XX.
Tempo previsto: 26 aulas, sendo de aprofundamento os pontos 1.2., 2.1. e 3., para os quais serão reservadas 18 aulas.
Aprendizagens do Ensino Básico consideradas como suporte: As transformações do mundo contemporâneo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na sequência da actividade desenvolvida, relevam-se as seguintes aprendizagens:
- compreender o impacto da desagregação do bloco soviético na evolução geopolítica internacional;
- **caracterizar pólos de desenvolvimento económico uniformizados pela economia de mercado e diferenciados pelas áreas culturais de pertença;
- **analisar as dinâmicas de transformação da Europa, identificando a sua importância no sistema mundial e perspectivando nesse processo a situação de Portugal;
- **reconhecer a crise das sociedades do “Terceiro Mundo” e o papel da Guerra Fria e do seu desfecho na persistência de tensões pluriétnicas ou nacionalistas em regiões periféricas;
- **analisar elementos definidores do tempo presente – fenómeno da massificação; hegemonia da cultura urbana; triunfo da electrónica; ideologia dos direitos humanos; consciência ecológica;
- **valorizar uma nova cidadania de envolvimento em causas universais de dimensão ética. *Conceitos/**Aprendizagens estruturantes
Sem comentários:
Enviar um comentário