domingo, 16 de fevereiro de 2014

Conceitos (Módulo 8)


Conceitos (Módulo 8, Unidade 1)
 Descolonização: Processo de involução do imperialismo europeu. O termo aplica-se, sobretudo, ao período subsequente à Segunda Guerra Mundial, altura em que, num curto espaço de tempo, se tornaram independentes as colónias da Ásia e da África.
 Guerra Fria: Num sentido amplo, a expressão designa o clima de tensão e antagonismo entre o bloco soviético e o bloco americano (1947-85). Numa aceção mais restrita, a Guerra Fria corresponde à primeira fase desse mesmo afrontamento. São características salientes da Guerra Fria a corrida aos armamentos, com particular relevância para o nuclear, a proliferação de conflitos localizados e crises militares nas mais diversas zonas do Mundo bem como uma visão simplista e extremada do bloco contrário. 
Social-democracia: corrente do socialismo que teve origem nas conceções defendidas por Eduard Bernstein, na II Internacional (1899). A social-democracia rejeita a via revolucionária proposta por Marx, opondo-lhe a participação do jogo democrático, como forma de atingir o poder, e a implementação de reformas socializantes, como meio de melhorar as condições de vida das classes trabalhadoras.
 Democracia Cristã: Corrente política inspirada pela doutrina social da Igreja. A Democracia Cristã pretende aplicar à vida política os princípios de justiça, entreajuda e valorização da pessoa humana que estiveram na base do cristianismo. Deste modo, embora de índole conservadora, esta ideologia defende que a democracia não se limita à aplicação das regras do sufrágio universal e da alternância política, mas tem por função assegurar o bem-estar dos cidadãos.

Conceitos (Módulo 8, Unidade 2)
 Oposição democrática: Termo que designa a oposição legal ou semilegal ao Estado Novo, a partir de 1945. Aproveitando a relativa abertura proporcionada pela revisão constitucional desse mesmo ano, as forças oposicionistas passam a ter maior visibilidade, sobretudo nas épocas eleitorais, em que lhes é permitido que atuem legalmente, embora com inúmeras restrições.
 Poder popular: Poder direto do povo, que toma em mãos a resolução dos seus problemas e a gestão dos meios de produção. Exerce-se, normalmente, através dos conselhos ou comissões eleitas que agem em nome da população que representam. O poder popular é um conceito revolucionário, ligado à ideologia marxista.
 Nacionalização: Apropriação pelo Estado de uma unidade de produção privada ou de um setor produtivo. Ao contrário da “estatização”, a nacionalização não determina a perda da personalidade jurídica e da autonomia financeira. Portugal não acompanhou o processo de nacionalizações que se registou na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Em contrapartida, na sequência do 25 de Abril, foram nacionalizadas num curto espaço de tempo, as instituições financeiras, as empresas ligadas aos setores económicos mais importantes, bem como grandes extensões de terra agrícola.
 Reforma agrária: Processo de coletivização dos latifúndios do Sul do país, que decorreu entre 1975 e 1977. São traços característicos da reforma agrária a ocupação de terras pelos trabalhadores, a sua expropriação e nacionalização pelo Estado e a constituição de Unidades Coletivas de Produção (UCP).

Sem comentários:

Enviar um comentário