segunda-feira, 1 de abril de 2013

Perguntas Respondidas sobre a I Guerra Mundial




1. Localiza no espaço duas disputas territoriais, envolvendo potencias europeias dos inícios do século XX.

Alsácia- lorena e Península Balcânica.

2. Refere o acontecimento que motivou o início da I Guerra Mundial.

Assassínio do herdeiro do Império Austro-Húngaro ; Francisco Fernando, em Sarajevo, no dia 28 de Junho de 1914.

3. Identifica as duas alianças em Confronto na I Guerra Mundial. 


  • Tríplice Entente ( Grã- Bretanha; França ; Rússia)
  • Tríplice Aliança ( Alemanha; Áustria- Hungria; Itália).

4. Explica o funcionamento do mecanismo de alianças.

Na sequencia do assassínio do herdeiro do império Austro- Húngaro, foi activado o sistema de alianças, levando a sucessivas declarações de guerra entre os países da Tríplice Entente e da tríplice aliança.

5. Qual era o objectivo do plano Schlieffen?

O plano Schlieffen previa a ocupação rápida da França, com um ataque súbito desencadeado contra as tropas francesas, através da Bélgica.

6.  Refere o acontecimento que levou Portugal a participar na I Guerra Mundial.

Aprisionamento dos navios alemães nos portos portugueses, o que motivou a declaração de guerra a 9 de Março de 1916.

7. Identifica algum do armamento inovador utilizado na I Guerra Mundial.

Aviões ( biplanos e triplanos); gases tóxicos ( gás mostarda); submarinos; tanques de guerra; granadas de mão; canhões e metralhadoras.

9. Refere as vantagens decorrentes da entrada dos EUA na guerra para os Aliados.

A entrada dos EUA na guerra possibilitou a entrada de tropas e armamento mais sofisticado ( tanques de guerra, por exemplo). Permitiu apoio financeiro por parte dos EUA.

10. Caracteriza a Guerra  de Trincheiras e a Guerra de Movimentos.

Guerra dos Movimentos – Progressão rápida no terreno das tropas beligerantes.
Guerra das Trincheiras – Cada exército procurava defender as suas posições e impedir o avanço do adversário, permanecendo numa extensa rede de abrigos e valas no solo. As condições de vida nas trincheiras eram muito penosas para os soldados.

DESCOLONIZAÇÃO

A Descolonização
 Nos anos 70 do século XX, o vocabulário português ganhava uma nova palavra - "retornado". Comecei a ouvir a palavra em 1975, no ciclo preparatório, “és uma retornada, volta para a tua terra!”. E eu, que obviamente me via como portuguesa, ficava atónita com aquela acusação. Tinha 11 anos e vinha de uma terra que se dizia ser "Portugal Ultramarino".







Testemunhos de retornados: http://www.xirico.com/c_htm/tri/retornados.php 

 "Mas, note-se que este termo foi "arranjado" pelo próprio governo, com a criação do IARN. E se é verdade que muitos desses portugueses retornaram a Portugal, muitos outros não retornaram! Retornar é voltar a..., regressar a ... e esses portugueses que tinham nascido e crescido nas colónias, acabaram por vir parar a Portugal e não retornar !”
(…) "A grande maioria dos retornados "deu a volta por cima" e são hoje fonte produtiva de Portugal! Nos últimos tempos, cerca de 200 mil portugueses foram para Angola! Há já quem defenda a teoria de que o futuro de Portugal passa pela emigração para aquele país. Provavelmente, muitos desses portugueses são agora "retornados" naquela terra que ajudam a renascer ao mesmo tempo que ajudam Portugal, por razões óbvias!" "E assim, muitos "retornados", depois de espoliados, ainda vão ajudar Portugal..." " Obrigado aos "retornados" pelo que têm feito por este país!..."
PEDRO CABEÇADAS em "FARO OESTE", FARO , 17 de Junho de 2007

 Quem eram os retornados? 
Mais de meio milhão de pessoas chegou, de repente, a Portugal. Essas pessoas, porém, de uma forma notável, conseguiram integrar-se na sociedade portuguesa sem conflitos de maior. Haverá casos semelhantes noutros países? Do número de retornados recenseados pelo INE em 1981, 61% eram oriundos de Angola, 34% de Moçambique e apenas 5% das restantes colónias. Quase dois terços desses retornados nasceram em Portugal (63%), embora esta proporção se inverta nas camadas mais jovens, 75% dos menores de 20 anos eram naturais das colónias. O cais de Lisboa enchia-se de caixotes vindos de África, o aeroporto estava repleto de pessoas que dormiam sobre malas, e começou a aparecer também muita gente nova, gente diferente, gente que vestia roupas coloridas e tinha um ar triste, vindos de Angola, Moçambique, Guiné e Timor... Eram os retornados que depressa se misturaram com as gentes de cá e se distribuíram um pouco por todo o país. Procuravam, na sua maioria, ir para junto das suas famílias e das suas origens. E com eles vinham muitos que pisavam pela primeira vez o solo de Portugal continental.

DIVERTE-TE E ADIVINHA!


Discutindo a Divina Comédia com Dante
Para começar este ano, trago um "passatempo", o quadro Discutindo a Divina Comédia com Dante (2006), pintado pelos taiwaneses Dai Dudu, Li Tieze e Zhang An. Nesta obra curiosa estão reunidas 100 personalidades da história e algumas pessoas famosas para uns e totalmente desconhecidas para outros. Estão reunindos, reis, lideres, cientistas, artistas, esportistas, pessoas controversas etc. Abaixo da pintura (clique nela para ampliá-la) porei uma lista com o nome das 103 pessoas que se encontram neste quadro. Divirta-se procurando cada um, ou faça qualquer outra coisa.
A lista a seguir é baseada na lista dada pela Revista História BBC, v. 12. 

Bill Gates (1955-presente): Empresário norteamericano do ramo da informática, dono da Microsoft. Um dos homens mais ricos do mundo.

Homero (século VIII a.C?): Famoso poeta grego, autor da Iliada e daOdisseia.

Cui Jian (1961-presente): Famoso cantor de rock chinês. Considerado como um dos pioneiros neste ritmo na China.

Vladimir Lenin (1870-1924): Politico e revolucionário russo. Conhecido por liderar a Revolução Bolchevique em 1917, que depôs a monarquia russa, e implantou as bases para a URSS.

Pelé (1940-presente): Ex-futebolista brasileiro, considerado um ídolo mundial, consagrado como o "Rei do Futebol".

Guan Yu (?-219): Famoso guerreiro da história chinesa durante o período dos Três Reinos. Conhecido por sua coragem, força e lealdade. Guan Yu serviu ao reino de Shu.

Audrey Hepburn (1929-1993): Foi uma famosa atriz e e modelo belga, naturalizada britânica. Ficou conhecida pelos seus trabalhos em: A princesa e o plebeu (Roman Holiday), que lhe concedeu o Oscar de melhor atriz. E Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's).

Adolf Hilter (1889-1945): Nascido na Áustria se naturalizou alemão. Atuou como um artista sem sucesso, serviu no exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Se tornou membro do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, conhecido posteriormente como Partido Nazista. Assumiu o poder da Alemanha, empregando uma politica militar, racista e profundamente antissemita. Suas ações desencadearam a Segunda Guerra Mundial.

Ludwig van Beethoven (1770-1827): Célebre compositor alemão, conhecido como um dos grandes nomes da história da música clássica. Dentre suas obras mais famosas estão a Nona Sinfonia e a Quinta Sinfonia, ambas compostas no período que sofria de surdez.

Benito Mussolini (1883-1945): Fora um proeminente lider politico italiano, um dos responsáveis pela criação do Partido Nacional Fascista. Mussolini atuou ao lado de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

Saddan Hussein (1937-2006): Politico iraquiano, governou o Iraque em uma ditadura que perdurou de 1979-2003, quando passou a ser caçado pelas forças americanas, o que levou a ficar escondido pelos anos seguintes.

Norman Bethune (1890-1939): Respeitado médico canadense. Atuou como médico militar na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial. Ficou conhecido por ter desenvolvido os aparelhos para o transporte de sangue para realizar-se transfusões no campo de batalha.

Lei Feng (1940-1962): Fora um soldado chinês que serviu no Exército de Libertação Popular do governo comunista de Mao Tse-tung. Lei Feng fora um soldado tão dedicado aos propósitos que servia, que após sua morte se tornou um icone para o incentivo ao amor a pátria, ao comunismo e a dedicação ao povo.

Henri Ford (1863-1947): Empresário estadunidense do ramo de automóveis. Fundador da Ford Motor Company. Suas fábricas ficaram conhecidas por empregar a prática da montagem em série, a qual ficou conhecida como fordismo.

Charles Chaplin (1889-1977): Famoso ator, diretor, produtor, cineasta britânico. Se imortalizou na chamada Era do Cinema Mudo e na Era de Ouro do Cinema Americano. Suas personagens ficaram imortalizadas na história.

Mike Tyson (1966-presente): Famoso e polêmico ex-pugilista americano. Foi campeão mundial de peso-pesados de 1986-1997.

Vladimir Putin (1952-presente): Politico russo, fora diretor da KGB até 1991, governou a Rússia de 1999-2008. Atualmente é primeiro-ministro. Seu governo fora marcado por alguns escandâlos.

Sigmund Freud (1856-1939): Famoso neurologista austríaco, conhecido como o fundador da psicanálise.

Juan Saramanch (1920-2010): Fora presidente do Comitê Olimpico Internacional de 1980-2001.

Máximo Gorky (1868-1936): Fora um famoso escritor, dramaturgo, contista e ativista russo.

Deng Xiaoping (1904-1997): Lider politico da República Popular da China de 1978-1992. Atuou muitos anos como secretário-geral doPartido Comunista Chinês. Fora o criador do socialismo de mercado.

Sun Yat-Sen (1866-1925): Fora um estadista e revolucionário chinês. Atuou nos movimentos revolucionários que levou a derrubada da monarquia chinesa, com a queda da Dinastia Qing. Atuou na politica de instauração da repúblicana chinesa. É considerado um dos fundadores do governo republicano chinês.

Charles De Gaulle (1890-1970): General, politico e estadista francês. Atuou na Segunda Guerra Mundial, e fora o fundador da Quinta República Francesa, tendo sido seu primeiro presidente de 1959-1969.

Ramsés II (século XIV-XIII a.C): Fora faraó entre 1279-1213 a.C. Seu governo fora um dos melhores da história egipcia, tanto em conquistas militares como na administração. Ramsés II ganhou o epiteto de o, Grande. Em seu governo fora construído o Grande Templo de Abu Simbel.

Pavel Korchagin: Personagem principal do livro Como o aço foi temperado (1936), escrito pelo russo Nikolai Ostrovsky (1904-1936), durante o governo de Stálin. No livro, Korchagin é inspirado no própio autor Ostrovsky que atuou como revolucionário durante a Guerra Civil de 1918-1921.

Bill Clinton (1946-presente): Advogado e politico estadunidense, governou o país de 1993-2001 por dois mandatos. Seu governo fora marcado pelo escândalo de seu envolvimento com uma estagiária da Casa Branca.

Pedro, o Grande (1672-1725): Fora czar da Rússia de 1682-1725. Se governo marcou o crescimento econômico, territorial e a modernização do país.

Margaret Thatcher (1927-presente): Conhecida pelo seu governo como primeira-ministra da Inglaterra entre os anos de 1979-1990.

Bruce Lee (1940-1973): Ator, diretor, lutador e mestre de artes marciais estadunidense. Bruce Lee ficou famoso por popularizar os filmes de artes marciais no mundo. É considerado como sendo o mais famoso artista de artes marciais do século XX.

Winston Churchill (1874-1965): Politico, jornalista, escritor e historiador inglês, ficou conhecido pelo seu desempenho como primeiro-ministro durante a Segunda Guerra Mundial. As ações de Chruchill evitaram uma desastre maior para os ingleses, e contribuiram para a vitória contra os alemães. Churchill também exerceu um segundo mandato como primeiro-ministro de 1951-1955, e também ganhou oPrêmio Nobel de Literatura.

Alfred Nobel (1833-1896): Químico e inventor sueco. Nobel fora o criador da dinamite. Alfred deixou como pedido em seu testamento a criação de um prêmio para parabenizar inicialmente os melhores cientistas por seus trabalhos, o prêmio passou a se chamar Prêmio Nobel.

Franklin Delano Roosevelt (1881-1945): Advogado e politico estadunidense, governou o país em dois mandatos de 1933-1945. Roosevelt conviveu com o período da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. Em seu governo fora aplicada a politica do New Dealpara se combater a crise financeira que vivenciava os Estados Unidos.

Ernest Hemingway (1899-1961): Escritor estadunidense, atuou como correspondente de guerra durante a Segunda Guerra Mundial. Ganhou o Nobel de Literatura em 1954. Seu livro mais famoso é Por Quem os Sinos Dobram (1940).

Alexandre Pushkin (1799-1837): Escritor, dramaturgo e poeta russo.

Lu Xun (1881-1936): Escritor chinês. Fora membro de grupos esquerdistas, atacou o conservadorismo, defendeu reformas na cultura, na educação e na lingua chinesa. E tido como um dos principais literátos da China moderna.

Chiang Kai-shek (1887-1975): Militar e politico chinês. Fora lider de um partido conservador, conseguiu importantes vitórias para unificar o país sob o governo republicano. Venceu os chamados Senhores da Guerra da China em 1928. Governou o país por alguns anos.

Elizabeth II (1926-presente): Atual monarca do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de uma série de antigas possessões inglesas que mantêm um vinculo de formalidade.

Hans Christian Andersen (1805-1875): Poeta e famoso escritor dinarmaquês de histórias infantis. Dentre alguns de seus trabalhos estão: O patinho feio, A pequena sereia, A roupa nova do rei e OSoldadinho de chumbo.

Shirley Temple (1928-presente): Fora uma famosa atriz mirim estadunidense da década de 30.

Albert Einstein (1879-1955): Famoso físico alemão naturalizado suiço e nos Estados Unidos. Einstein é considerado um dos grandes gênios da humanidade. Revolucionou a física teórica com a criação da Teoria da Relatividade.

Leon Tolstoi (1828-1910): Um dos maiores escritores russos e da história da literatura. Tolstoi é mencionado ao lado de outros grandes escritores russos do século XIX como, Gorki e Dostoiévski. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz (1865-1869) e Anna Karenina (1873-1877).

Joseph Stálin (1878-1953): Politico russo que atuou no Partido Comunista e a partir de 1922 a 1953 governou como ditador da Rússia.

Leonardo da Vinci (1452-1519): gênio da renascença italiana. Uma das mentes mais prodigiosas da história.

Elvis Presley (1935-1977): Famoso músico e ator estadunidense. Se tornou um ícone da música americana e um ícone internacional do rock. Ganhara o epiteto de o "Rei do Rock".

Robert Oppenheimer (1904-1967): Físico estadunidense, fora diretor do Projeto Manhattan, no qual desenvolveu a bomba atômica.

Henri Matisse (1869-1954): Pintor, desenhista, gravurista e escultor francês.

William Shakespeare (1564-1616): Poeta, dramaturgo, escritor e ator inglês. Considerado o maior escritor da lingua inglesa, e um dos maiores escritores da história.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): Famoso compositor austríaco, um dos maiores nomes da música clássica, ao lado deBeethoven e Bach.

Karl Marx (1818-1853): Filósofo, economista, historiador e teórico politico. alemão Desenvolvu o pensamento do comunismo. Sua grande obra fora O Capital. Escreveu ao lado de seu amigo Friedrich Engels, o Manifesto do Partido Comunista

Friedrich Nietzsche (1844-1900): Filólogo e prodigioso filósofo alemão. Dono de um pensamento ousado, Nietzsche concebeu algumas das ideias mais revolucionárias no final do século XIX.

Steven Spielberg (1946-presente): Famoso cineasta estadunidense. Spielberg se notabilizou por dirigir e produzir filmes, que vão desde histórias da Segunda Guerra Mundial, a filmes de ficção cientifica, aventura, infantis, terror, comédia e atualmente animações.

Genghis Khan (1162-1227): Nascido Temudjin, fora um guerreiro, e se tornou um poderoso lider mongol que unificou os clãs mongóis. Se tornou o primeiro imperador mongol e o mais bem sucedido conquistador da história. Formou as bases para o mais extenso império territorial do mundo.

Pablo Picasso (1881-1973): Pintor, desenhista e escultor espanhol, um dos mais famosos artistas do século XX. Fora um dos fundadores do movimento artístico do Cubismo.

Abraham Lincoln (1809-1865): De origem camponesa se formou em direito e se tornou o primeiro presidente do Partido Republicano a ser eleito em 1860. Governou como o décimo sexto presidente americano de 1861-1865. Vivenciou a trágica Guerra de Secessão que quase dividiu completamente o país. Fora o responsável por evitar a separação dos Estados Unidos e a proclamar o fim da escravidão em território americano.

Marie Curie (1867-1934): Fora uma importante química polaca, que ganhou duas vezes o prêmio Nobel, sendo a primeira vez junto com o seu marido Pierre Curie e Becquerel pela descoberta daradioatividade. A segunda vez fora pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio.

Napoleão Bonaparte (1769-1821): Prodigioso militar francês que se tornou imperador da França, governando de 1809-1814 e em 1815 por poucos meses. As consequências das guerras napoleônicas e após o fim do reinado de Napoleão mudaram profundamente as divisões territoriais da Europa e desencadeou outros fatos históricos.

Zhou Enlai (1898-1975): Célebre politico chinês, comandou por muito tempo o Partido Comunista Chinês, além de ser primeiro-ministro de 1949-1958, e assumir outros cargos politicos.

Mao Tsé-tung (1893-1976): Proeminente politico e revolucionário chinês. Mao permaneceu longos anos no comando da República Popular da China de 1949 a 1976. É considerado como tendo sido um ditador. Uma das polêmicas de seu governo fora sua Revolução Culturalocorrida entre 1966-1969.

Li Bai (701-762): Poeta chinês da Dinastia Tang. Considerado um dos maiores poetas da história chinesa.

Charles Darwin (1809-1882): Famoso naturalista inglês, autor daOrigem das Espécies (1859), livro que revolucionou as teorias da evolução.

Confúcio (551-479 a.C): Renomado filósofo, sábio e teórico chinês. O pensamento de Confúcio ainda possui nos dias de hoje forte influência no Oriente. É considerado o "Platão chinês".

Corneliu Baba (1906-1997): Pintor e ilustrador romeno. Tendo sido famoso na Europa Oriental.

Mahatma Gandhi (1869-1948): Advogado e lider espiritual indiano. Conhecido por defender os direitos do povo indiano, além de ser um ativista pelos direitos dos homens, da cidadania, combateu o racismo o preconceito. Fora um defensor do satyagraha (movimento da não-violência).

Auguste Rodin (1840-1917): Famoso escultor francês. A escultura mais famosa de Rodin é O Pensador.

Dwight Eisenhower (1890-1969): Militar e politico estadunidense. Governou o país de 1953-1961. Tendo sido comandante supremo das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra. Fora um dos responsáveis pelo planejamento do Dia D.

Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832): Renomado escritor e pensador alemão. Goethe fora um dos precursores do Romantismo na Alemanha. Se interessou também pelas ciências, porém seu trabalho se reteve a literatura. Suas obras mais famosas são Fausto e Os sofrimentos do jovem Werther (1774) livro que o consagrou.

Lao Tsé (?-?): Grande sábio e filósofo chinês. Lao Tsé é considerado ao lado de Confúcio um dos maiores filósofos da China. No entanto ele ainda é uma personagem controversa, não se sabe em que época exatamente viveu e se realmente existiu. É creditado a Lao Tsé as bases do taoísmo.

Ernesto Che Guevara (1928-1967): Médico, fotógrafo e revolucionário argentino. Atuou na Revolução Cubana ao lado de Fidel Castro, se tornando um ícone para o comunismo e para outros revolucionários.

Fidel Castro (1926-presente): Advogado, revolucionário e lider politico cubano. Fidel fora responsável por liderar a Revolução Cubana (1953-1959), e implantar uma república comunista em Cuba, governando como ditador de 1976 a 2008.

Marilyn Monroe (1926-1962): Famosa atriz estadunidense, simbolo sensual do cinema americano. Teve uma carreira e uma vida de polêmicas.

Marlon Brando (1924-2004): Famoso e respeitado ator estadunidense. Um dos papéis mais memoráveis de sua carreira fora sua atuação como a personagem de Don Vito Corleone em o Poderoso Chefão (The Godfather).

Yasser Arafat (1929-2004): Fora lider da Autoridade Palestina, presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e ganhador do Nobel da Paz.

Júlio César (100-44 a.C): Militar, advogado e politico romano. Teve um grande papel nos últimos anos da República Romana, realizando importantes conquistas territóriais, como a Gália, parte do deserto Árabe e a Númidia. César se tornou em 48 a.C ditador de Roma eleito pelo Senado e pelo povo, realizou várias reformas administrativas, econômicas, legislativas e sociais. Governou até 44 a.C quando fora assassinado.

Claire Lee Chennault (1893-1956): Tenente-General do exército e da aeronáutica estadunidense. Serviu durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Fora um eximio aviador, e instrutor de voo. Comandou o grupo Flying Tigers na Segunda Guerra.

Luciano Pavarotti (1935-2007): Famoso tenor italiano.

George W. Bush (1946-presente): Empresário e politico estadunidense. Governou o país por dois mandatos de 2001-2009. Fora o responsável pelo envio das tropas americanas para o Iraque no intuito de caçar Saddan Husshein e Osam Bin Laden, além de por ordem no país.

Osama Bin Laden (1957-presente): Terrorista saudita, um dos homens mais procurados no mundo.

Liu Xiang (1983-presente): Atleta chinês. Ganhou a primeira medalha de ouro no atletismo para a China nas Olimpiadas de Atenas em 2004. É detentor de outros recordes mundiais.

Kofi Anan (1938-presente): Diplomata ganense, fora secretário-geral da ONU de 1997 a 2007. Ganhou o Nobel da Paz em 2001.

Principe Charles (1948-presente): Herdeiro do trono britânico.

Salvador Dali (1904-1989): Influente pintor espanhol. Dalí era notório com suas pinturas surrealistas, mas também atuou como dadaísta e cubista. Seu bigode incomum era sua marca.

Tseu Hi (1835-1908): Imperatriz da China de 1861-1908. Seu governo fora marcado pela opressão, perseguição e um grande número de mortes. Fora considerada uma ditadora.

Ariel Sharon (1928-presente): Estadista e militar israelita. Atuou comoprimeiro-ministro de Israel de 2001 a 2006.

Michael Jordan (1963-presente): Ex-jogador de basquete estadunidense. Ídolo do basquete americano e mundial. Considerado por uns como o melhor jogador de basquete da história.

Henri Toulouse-Lautrec (1864-190): Pintor e litógrafo francês.

Vincent Van Gogh (1853-1890): Famoso pintor holandês, considerado o maior nome do pôs-impressionismo. Teve uma vida marcada por decepções e grandes problemas. Arrancou uma das orelhas, chegou a se enternar num asilo, e no fim tentou cometer suícidio.

Marcel Duchamp (1968-presente): Pintor, escultor e poeta francês.

Michelangelo Buonarroti (1475-1564): Um dos mais famosos artistas da renascença. Exímio pintor e escultor italiano. Dentre seus trabalhos mais notáveis estão as esculturas de Daví e Pietá, e a pintura do teto da Capela Sistina. Michelangelo fora o principal rival de Leonardo Da Vinci.

Yi Sun-Sin (1545-1598): Comandante naval coreano. Venceu a marinha japonesa na Guerra Imjin.

Run Run Shaw (1907-presente): Magnata chinês da mídia.

Jean-Jacques Rousseau (1717-1778): Filósofo, escritor e compositor suiço. Viveu grande parte da vida na França. É um dos mais aclamados e conhecidos filósofos do Iluminismo. Escreveu um importante trabalho no campo teórico político, o Contrato Social.

Otto Von Bismarck (1815-1898): Primeiro-ministro do Império Alemão de 1871-1890. Seu governo de profundo nacionalismo, militarismo e conservadorismo, o marcou como um dos mais lembrados primeiros-ministros da história. Bismarck conseguiu alavancar a economia alemã no final dos século XIX.

Rabindranath Tagore (1861-1941): Conhecido principalmente por ter sido um famoso e respeitado poeta indiano. Tagore conviveu comGandhi e o apoio em suas manifestações. Ganhou o Nobel de Literatura de 1913.

Song Qingling (1893-1981): Fora uma estadista chinesa. Fora uma das primeiras mulheres a chegar ao cargo da vice-presidência, sendo neste caso o presidente seu marido. Ocupou outros cargos no governo republicano, e ganhou prêmios honorários por seus trabalhos. Era conhecida como uma das três irmãs Song.

Madre Teresa de Calcutá (1910-1997): Missionária albanesa, naturalizada indiana. Fora uma das mais conhecidas e importantes missionárias do século XX. Conhecida por sua grande dedicação a fé, a bondade e a caridade.

Hideki Tojo (1884-1948): Militar e politico japonês. Fora um importante general japonês durante a Segunda Guerra Mundial, além de exercer o cargo de primeiro-ministro durante a guerra.

Qi Baishi (1864-1957): Notório pintor chinês.

Qin Shi Huang (260-210 a.C): Fundador do Império Chinês e seu primeiro imperador. Ordenou a construção da Grande Muralha e dosguerreiros de terracota. Unificou a China sob seu poder, unificou os pesos e medidas, o idioma e as leis.

Mikhail Gorbachev (1931-presente): Estadista russo. Forasecretário-geral do Partido Comunista da URSS (1985-1991) epresidente da URSS de 1990 a 1991.

Li Tiezi: Artista taiwanês, um dos autores do quadro.

Dai Dudu: Artista taiwanês, um dos autores do quadro.

Zhang An: Artista taiwanês, um dos autores do quadro.

Dante Alighieri (1265-1321): Politico, linguista, escritor e famoso poeta italiano. Autor da Divina Comédia.
Por fim após esta lista de 100 nomes (tirando os próprios autores), na opinião de vocês, caros leitores quem deveria estar também nesta obra e porque? Contudo deve-se levar em consideração que o quadro fora pintado em 2006, sendo assim qualquer personalidade que ganhou fama após esta data não vale.