sábado, 29 de dezembro de 2012

Parecer sobre a Prova escrita de História A, 12º ano de Escolaridade


Parecer sobre a Prova escrita de História A, 12º ano de Escolaridade
Prova 623/1ª Fase; 2012
Uma prova de História de final do ensino secundário deve ser uma prova exigente, que
teste não apenas os conhecimentos adquiridos pelos alunos, mas também as suas
competências históricas, desenvolvidas ao longo dos três anos que constituem este ciclo
de ensino. Entre estas competências, contam-se a capacidade crítica e a capacidade de
refletir sobre determinados acontecimentos e processos, partindo da análise de
documentos variados e, por vezes, contraditórios.
Neste sentido, considera a APH que a prova de História A do 12º ano é uma prova
equilibrada em termos cronológicos e quanto aos conteúdos escolhidos, abrangendo três
momentos fundamentais da História contemporânea, mundial e nacional (Revolução
Soviética, Estado Novo, Globalização e Problemas Transnacionais).
A mudança, conceito de segunda ordem, constitui a linha condutora da prova, estando
presente nos três grupos que a constituem.  Paralelamente, a prova estabelece uma outra
linha condutora entre os dois primeiros grupos  - o impacto económico e social de
determinadas políticas levadas a cabo por regimes totalitários de esquerda e de direita.
Consideramos que a existência destas ligações entre grupos e questões é importante, já
que evita, de alguma forma, a dispersão na reflexão de quem está a resolver a prova.
Consideramos as questões colocadas como adequadas aos documentos fornecidos,
existindo também uma preocupação em apresentá-los de vários tipos - encontramos na
prova documentos escritos, imagens e gráfico. Neste ponto, o único senão é o facto de
todos eles serem fontes primárias, não existindo nenhuma reflexão historiográfica sobre
os temas em análise.
Consideramos positiva a introdução de dois documentos com perspetivas contrárias
(documentos 3 e 4 do grupo II), apesar de considerarmos que se poderia ter ido um pouco
mais longe - para quando a introdução da multiperspetiva?
Quanto aos critérios de classificação, consideramos que foi feito um grande esforço nesse
sentido. São suficientemente variados para cobrirem a grande maioria das hipóteses de
resposta, facilitando o trabalho dos professores classificadores, eliminando algumas
possíveis injustiças e assim estabelecendo uma maior equidade entre todos ao alunos
sujeitos a esta prova.
A Direção da APH

Parecer sobre a Prova escrita de História A, 12º ano de Escolaridade
Prova 623/2ª Fase; 2012
A APH  considera  que a prova de História A do 12º ano é uma prova
equilibrada em termos cronológicos e quanto aos conteúdos escolhidos,
abrangendo três momentos fundamentais da História contemporânea, mundial e
nacional (Portugal e o mundo após a Primeira guerra Mundial,  O mundo
capitalista ocidental da Segunda Guerra Mundial à atualidade, o 25 de abril e as
opções da política externa portuguesa).
Mais uma vez se verifica, à semelhança da Prova de História A da 1ª fase,
que a prova possui uma lógica interna, conseguida através da existência de uma
linha condutora,  marcada pelos conceitos de rutura  e de mudança.  Neste caso
particular, mudanças ocorridas no mundo e em Portugal após os momentos de
rutura que são as duas guerras mundiais e a revolução do 25 de abril de 1974.
Consideramos, como já o fizemos para a prova da 1ª fase, que a existência
destas ligações entre grupos e questões é importante, já que evita, de alguma
forma, a dispersão na reflexão de quem está a resolver as provas.
Consideramos as questões colocadas como adequadas aos documentos
fornecidos, existindo também uma preocupação em apresentá-los de vários tipos -
encontramos na prova documentos escritos, imagens e  tabela. Neste ponto, o
único senão é o facto de todos eles serem fontes primárias, não existindo nenhuma
reflexão historiográfica sobre os temas em análise.
Consideramos positiva a introdução de dois documentos com perspetivas
contrárias (documentos 3 e 4 do grupo II).
Quanto aos critérios de classificação,  a nossa reflexão é idêntica à que
efetuámos para a prova da 1ª fase.
A Direção da APH

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