Nas
respostas a cada item, deve ser considerado, de acordo com o tipo de tarefa
solicitada, o desempenho
relativamente
às competências seguintes:
• analisa
fontes de natureza diversa, distinguindo informação explícita e implícita,
assim como os seus limites
para
o conhecimento do passado;
• situa
cronológica e espacialmente acontecimentos e processos relevantes,
relacionando-os com os
contextos
em que ocorreram;
• identifica
a multiplicidade de factores e a relevância da acção de indivíduos ou de grupos
relativamente a
fenómenos
históricos circunscritos no tempo e no espaço;
• situa
e caracteriza aspectos relevantes da história de Portugal, europeia e mundial;
• relaciona
a história de Portugal com a história europeia e mundial, distinguindo
articulações dinâmicas e
analogias/especificidades,
quer de natureza temática, quer de âmbito cronológico, regional ou local;
• elabora
e comunica, com correcção linguística, sínteses de assuntos estudados:
–
estabelecendo os seus traços definidores;
–
distinguindo situações de ruptura e de continuidade;
–
utilizando, de forma adequada, terminologia específica.
Todas
as respostas devem ser analisadas considerando os seguintes aspectos:
• relevância
relativamente à questão formulada no item;
• articulação
obrigatória com as fontes;
• forma
como a fonte é explorada, sendo valorizada a interpretação e não a mera
paráfrase;
• correcção
na transcrição de excertos das fontes e pertinência desses excertos como
suporte de argumentos;
• mobilização
de informação circunscrita ao assunto em análise;
• domínio
da terminologia específica da disciplina.
Relativamente
à interpretação do(s) documento(s) e de acordo com o tipo de tarefa solicitada,
devem ser
consideradas
nas respostas as operações seguintes:
• identificação
da informação expressa nas fontes apresentadas;
• explicitação
do significado de elementos presentes nas fontes;
• cotejo
da informação recolhida nas diversas fontes;
• esclarecimento
da pertinência das fontes para os problemas levantados;
• contextualização
cronológica e espacial da informação contida nas fontes;
• estabelecimento
de relações entre a informação presente nas várias fontes e a problemática
organizadora
do
conjunto;
• mobilização
de conhecimentos de realidades históricas estudadas para analisar fontes;
• síntese
de aspectos relacionados com aprendizagens estruturantes do Programa, em
articulação com as
fontes
apresentadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário