sábado, 8 de setembro de 2012

PERIODIZAÇÃO EM HISTÓRIA

No conceito de tempo histórico, período é a dimensão temporal decorrida entre dois factos ou mesmo duas épocas, de maior ou menor dimensão cronológica. Esta noção abrange, no conceito mais lato de periodização histórica, as divisões da História, podendo traduzir-se por "época". O período será assim o tempo histórico considerado entre acontecimentos (ou factos) fundamentais e convencionalmente definidos para balizar o seu princípio e fim. Existem períodos longos e períodos curtos, os quais se encaixam no âmbito de ocorrência dos de maior dimensão, por conseguinte. Os critérios de periodização da história são diversos e resultantes de vários fatores ou circunstâncias históricas, consoante a análise e perspetivação dos contextos espácio-temporais que os enquadram. Por período poder-se-á assim entender também época histórica:
- Pré-história (da origem do homem à invenção da escrita), englobando períodos menores como o Paleolítico (c. 2 000 000 anos - 10 000 a. C.) e o Neolítico (c. 10 000 - c. 4 000 a. C.)
- História - c. 4 000 - ? (a proto-história pode-se englobar neste macroperíodo)
- História Antiga/ Antiguidade - c. 4 000 a. C - 476 (queda Império Romano do ocidente)
- Idade Média - 476 - 1453 (tomada de Constantinopla pelos Turcos)
- Época Moderna - 1453 - 1789 (Revolução Francesa)
- História Contemporânea - até aos nossos dias

Estas datações são variáveis no tempo e no espaço e na ótica dos historiadores e das várias correntes historiográficas. Podem-se dividir cada um outros períodos (Épocas Pré-Clássica e Clássica, na Antiguidade, por exemplo). Dentro destes períodos da História, surgem as noções de tempo longo (estrutura) e tempo curto (conjuntura, ciclo, facto).

Sem comentários:

Enviar um comentário