terça-feira, 17 de julho de 2012

INTERPRETAR DOCUMENTOS ESCRITOS


Interpretação de documentos escritos

            Informação
            Os documentos escritos que vais encontrar nos teus manuais podem ser da própria época que se está a estudar [documentos históricos] ou de uma época posterior àquela, mas que a ela se refere (documento historiográfico). É através dos documentos históricos que se reconstrói o passado. Os documentos escritos incluídos nos teus manuais ajudam-te a construir os conhecimentos. É necessário, portanto, saberes interpretá-los, ou seja, extrair deles toda a informação possível. Sugerimos, então, as seguintes etapas de: exploração e a procura dos seguintes elementos:
            a) Título
            Aparece, regra geral, ao cimo do texto, é atribuído normalmente pelos autores do manual e transmite-nos o assunto ou a ideia geral do documento.
            b) Fonte
            Surge ao fundo do texto e indica, por norma, o autor, o título da obra de onde foi reti­rada e a data.
                c) Localização
            A localização diz respeito ao tempo (data) e ao espaço (localidade). A data pode ser indicada através do milénio, século ou ano em que o documento foi escrito. Por vezes a localização só aparece, de forma indirecta, no conteúdo do texto, sendo necessário, portanto, fazer a sua leitura para a descobrirmos.
            d) Leitura do texto
Durante a leitura, podes sublinhar, a lápis, as palavras ou expressões que não com­preendes, a fim de procurares o seu significado num dicionário ou perguntares ao teu professor. Os parêntesis – (…) - significam que o texto original foi aí cortado para melhor se adaptar à sua função didáctica. Quando os documentos se apresentaram de difícil compreensão, optou-se por uma versão adaptada. Nesse caso aparece, a seguir à fonte, a palavra adaptado.
            e) Registo
            Registo dos nomes, datas, localidades e conceitos que sobressaem no texto. Verifica quais desses registos já te são familiares e quais os que são novos para ti.
            f) Resumo
            Resumo das principais ideias do texto.
            Podes destacar a ideia geral do texto e, depois, subdividi-la nas principais ideias.
            g) Contributo
            Do texto para o alargamento dos teus conhecimentos.

ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESCRITOS
1. Vantagens da utilização do documento escrito na aula de História ajuda o aluno a desenvolver o espírito de observação, estimula a pesquisa, desperta a curiosidade, fomenta a criatividade e fortalece o sentido crítico; contribui para ultrapassar a tendência verbalista e predominantemente informativa do ensino; ajuda o aluno a organizar-se.
2. Critérios para a escolha de documentos escritos: de acordo com os objectivos de aprendizagem definidos; tem de estar ligado aos conteúdos a estudar; em função do nível etário dos alunos; não ser muito longo, nem muito complexo; deve ser um documento rico em informação. O documento deve ser sempre fornecido ao aluno, ou através do seu manual, ou fotocopiado, ou ainda projectado.
3. Classificação dos documentos escritos didácticos documento histórico - que pertence à própria época que se está a estudar. documento historiográfico - que é de uma época posterior àquela que se está a estudar, mas que a ela se refere. Por vezes, os documentos apresentam-se de difícil compreensão e quando assim acontece, muitas vezes, estes aparecem em versão adaptada. O documento escrito didáctico pode então ser uma reprodução do original ou ser sujeito a adaptações para se tornar mais acessível aos alunos. Os documentos escritos históricos subdividem-se nos seguintes tipos:
-documentos pontuais:
objectivos :- fontes jurídicas e administrativas
subjectivos :- fontes literárias e historiográficas
- documentos seriais:
- objectivos - registos paroquiais, inquisições gerais, listas nominais, fontes fiscais.
-subjectivos - testamentos, imprensa, róis de confessados, cadernos de "agravos".
4. Etapas de análise dos documentos escritos A metodologia do tratamento de um documento histórico ou historiográfico difere da utilizada na literatura.
1.ª etapa - Título - transmite-nos a ideia geral do documento e é normalmente atribuído pelos autores do manual.
2.ª etapa - Fonte - geralmente, indica o autor, título da obra de onde foi retirado e a data.
3.ª etapa - Classificação do documento - a natureza do documento se é histórico ou documento historiográfico.
4.ª etapa - Localização espacio-temporal - data em que o documento foi escrito e a sua localidade, normalmente, só aparece no conteúdo do texto, de forma indirecta.
5.ª etapa - Leitura do documento - durante a leitura do documento, o aluno deve sublinhar as palavras que não compreende e registar conceitos, nomes, datas e localidades que sobressaem do documento. De seguida, o professor deve esclarecer o significado das palavras ou expressões que o aluno desconhece.
6.ª etapa - Resumo do documento - levar os alunos a captar as ideias dominantes do texto; compreender a estrutura do texto e delimitar as suas partes.
7.ª etapa - Comentário - relacionar o texto com o conhecimento da época, dentro dos limites temáticos e cronológicos. Deverá ser claro e ordenado. Alude-se, ainda, ao interesse e valor do documento. O professor deve ensinar o aluno a estar atento para procurar distinguir os factos ou acontecimentos referidos, das opiniões ou interpretações feitas pela pessoa que escreveu a informação, pois sobre o mesmo assunto ou acontecimento da mesma época podemos ter visões diferentes. As circunstâncias em que o documento foi escrito e as opiniões dos seus autores, podem influenciar a nossa interpretação da informação. Desta forma, documento contribui para o alargamento dos conhecimentos históricos do aluno.
8.ª etapa - Crítica - questionar autenticidade e objectividade do documento, se possível, comparando com documentos análogos. O professor deve levar o aluno a ter uma atitude crítica perante aquilo que lê - verificar qual a origem da informação, pensar noutras possíveis opiniões, etc.

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